Castramóvel: gatos superam cães em número de cirurgiasGrande Salvador    Imprimir

17/12/2015 00:00
Castramóvel: gatos superam cães em número de cirurgias
Cerca de mil felinos foram esterilizados a mais que os caninos em 2015, em comparação com o ano anterior

Redação CM 1 comentrio          

Nove bairros percorridos e mais de cinco mil cirurgias realizadas. Esse é o balanço de atendimentos efetuados pelo serviço de castração animal, o Castramóvel, somente este ano em Salvador. Desse total, mais de dois mil procedimentos foram realizados em cães e outros três mil em gatos, um crescimento de 70% em relação a 2014, quando foram registrados cerca de 1.900 castrações no município através do equipamento. 

"Esse ano terminamos com um saldo bastante positivo e conseguimos ampliar o número de procedimento realizados, bem como, a quantidade de localidades beneficiadas pelo Castramóvel. Isso é importante porque a esterilização beneficia a saúde do bicho, além de combater a transmissão de doenças aos humanos", esclarece o veterinário e chefe do setor de Vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aroldo Carneiro. 




O atendimento para triagem e vacinação é feito às segundas e terças-feiras, a partir das 8h, respeitando a ordem de chegada. As cirurgias são realizadas sempre das 8h às 12h, às quartas e quintas-feiras.

Para estar apto à cirurgia, o cão ou gato deve ter idade entre oito meses e cinco anos, com peso mínimo de 1,8 kg para felinos e 1,6 kg para caninos, além de apresentar boa condição de saúde. Fêmeas que estejam em período gestacional não podem ser submetidas ao processo.

O guardião do animal deverá apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, Cartão do SUS e cartão de vacinação do animal. A vacina antirrábica do Pet, que é fornecida nos postos de saúde, tem que estar atualizada.


Para a vereadora Ana Rita Tavares (PMB), que é autora do projeto, o cidadão que castra seu animal realiza um ato de responsabilidade, já que não se trata apenas de prevenção de doenças, mas também para contribuir com a redução da quantidade de filhotes indesejados. "Esses filhotes acabam frequentemente abandonados nas ruas ou em situação de maus-tratos", lamenta Ana Rita.



O Castramóvel segue até esta quinta-feira (17) no Largo do Tamarineiro, no bairro do Pau Miúdo, onde encerra a atuação em 2015. O Castramóvel voltará a atender a população soteropolitana no dia 11 de janeiro, quando desembarcará na localidade do Alto de Ondina.

Segundo Castramóvel em 2016

Salvador pode contar com mais um Castramóvel a partir de 2016. É o que espera a vereadora Ana Rita Tavares (PMB) com a aprovação do seu Projeto de Indicação na Câmara Municipal de Salvador, na quarta-feira (25).
 
O PIN Nº 462/15, sugere que a prefeitura instale um segundo Castramóvel,  já em janeiro do próximo ano. O serviço itinerante realiza em média mil castrações gratuitas nos bairros da cidade todos os meses.
 
O primeiro Castramóvel, projeto de autoria de Ana Rita Tavares, já realizou mais de 26 mil castrações desde quando começou a funcionar, em janeiro de 2014. Nas segundas e terças-feiras pela manhã, os animais passam por uma triagem e vacinação para posteriormente serem castrados.
 
Outros projetos aprovados - Mais dois Projetos de Indicação que visam o bem estar animal foram aprovados na mesma sessão plenária e seguem para apreciação do prefeito ACM Neto.
O PIN 461/15, sugere que a vacinação antirrábica, destinadas a cães e gatos, seja realizada nos domicílios dos seus guardiões, e não apenas em postos de saúde e espaço públicos, com é feito atualmente em Salvador.
 
Outro projeto, de o Nº 492/15, indica ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município um serviço de plantão para atender animais em situação de emergência. 



Notcias Relacionadas

  • Castramóvel esteriliza cães e gatos no Cabula a partir de dezembro

  • Castramóvel atende em Mussurunga durante todo mês de julho

  • Castramóvel segue para Cajazeiras X no mês de maio

  • Câmara Municipal aprova projeto que visa criação de abrigos para animais comunitários de Salvador

  • Castramóvel segue atendimento em Plataforma até março

  • Salvador faz 1,6 mil castrações de cães e gatos por mês

  • Castramóvel atende em Pernambués e chega a 6,5 mil procedimentos em 2016

  • Castramóvel realiza atividades na Calçada durante mês de setembro

  • Castramóvel realiza atividades no Parque do Abaeté durante mês de agosto

  • Castramóvel chega à Boa Vista de São Caetano e esteriliza animais até o final de julho

  • Castramóvel esteriliza cães e gatos em Paripe

  • Castramóvel esteriliza cães e gatos do Alto de Ondina

  • Castramóvel pode ter sua segunda unidade em 2016


  • ComentriosComentar Notcia
    fhBkXIoiipsV
    01/03/2017 00:17
    you read my DIY Ruffle Fabric Bag and Christmas Wrap Up Post, you got to see a few other Christmas presents I made this yesbr&n.ap;
    PUBLICIDADE




    PUBLICIDADE