Comunicar Mais      
3º Curso de Formação de Oficiais da Proteção Animal é realizado em Salvador Grande Salvador    Imprimir

20/04/2016 19:00
3º Curso de Formação de Oficiais da Proteção Animal é realizado em Salvador
Treinamento capacita protetores a prestar assistência mais precisa a quem sempre amou

Redação CM 1 comentrio          

Em toda a Bahia, os casos de maus tratos contra animais ocorrem com frequência considerável. Entidades de proteção e defensores independentes testemunham episódios de privação de alimento, da liberdade, envenenamento e abandono, dentre outras atrocidades.
 
Diante disso, a União de Entidades Protetoras dos Animais da Bahia – Unimais, com o apoio da vereadora Ana Rita Tavares, lança o Curso de Formação de Oficiais da Proteção Animal, a ser realizado nos dias 23 e 24 de abril em Salvador. A iniciativa vai difundir o conhecimento sobre legislação ambiental, o papel do Estado e suas políticas públicas de atenção aos animais, procedimentos legais para o resgate e denúncia de maus-tratos, guarda responsável, primeiros socorros, zoonoses e outro temas.
 
"A responsabilidade do Oficial da Proteção Animal é, portanto, imensa. Cada protetor é parte de um exército, que deve atuar em benefício da cultura de paz, difundindo e assegurando o respeito à vida. Evidentemente, tamanha responsabilidade precisa ser amparada por um escopo de informações que viabilizem a legalidade, a transparência e a eficácia das ações", explica o presidente da Unimais, Carlos Ferrer.
 
De acordo com a vereadora e apoiadora do projeto, Ana Rita Tavares (PMB), "os animais integram o ambiente urbano, são protegidos pelo Estado, no âmbito jurídico, capazes de experimentar alegria, dor e sofrimento, afinal, são seres sencientes, mas, apesar de tudo isso, ainda ocupam posição secundária na sociedade."  Para ela, "a ideia é fortalecer o movimento de proteção animal na Bahia, instrumentalizando ativistas, protetores independentes e membros de ONGs que enfrentam, cotidianamente, muitos desafios, como as dificuldades financeiras, o descrédito das pessoas insensíveis e a negligência da maioria dos gestores públicos", reconhece.
 
O Oficial da Proteção Animal é o agente voluntário que, com amor, consciência e sensibilidade, representa a causa dos animais, daqueles que não têm voz, que são vítimas do desrespeito, negligência e de uma cultura de violência.
 
Nesta edição, o curso será ministrado pelos especialistas: 
 
- Tadeu Braga: delegado de polícia;
 
- Carolina Busseni: presidente da Comissão de Proteção e Defesa da OAB Feira de Santana; 
Luciana Bastianelli: advogada, pesquisadora e biomédica;
 
- Ana Rita Tavares: advogada, ativista, procuradora jurídica da Unimais e vereadora de Salvador.
 
A Unimais - União de Entidades Protetoras dos Animais da Bahia resolveu criar a figura do "Oficial da proteção Animal,"  um agente com um papel importante, essencial para mudar o atual panorama em que os animais se encontram, em situação de descaso, desrespeito e maus-tratos. Criar um exército de pessoas conscientes de seus deveres como cidadãos inclui conhecer a letra da lei, e o conhecimento pode ser sinônimo de respeito e credibilidade, tanto diante de uma autoridade policial quanto da população em geral.
 
A responsabilidade do Oficial da Proteção Animal é, portanto, imensa. Cada protetor é parte deste exército, que deve atuar em benefício da cultura de paz, difundindo e assegurando o respeito à vida. Evidentemente, tamanha responsabilidade precisa ser amparada por um escopo de informações que viabilizem a legalidade, a transparência e a eficácia das ações.
 
Neste sentido, o Curso de Formação de Oficial da Proteção Animal é o instrumento básico para orientar a atuação dos defensores da vida e da dignidade dos animais.  A carteira de Oficial é uma outorga, depois deste curso , conferindo reconhecimento de que a pessoa é integrada ao Movimento Humanitário Pro Animal da Bahia. A Carteira será apresentada quando necessário for e cada ação deste Oficial será apoiada pela Unimais, desde quando este agir à luz do direito, respeitando o código de ética do Oficial que será entregue junto com a Carteira. 

 
- O QUÊ: Curso de Formação de Oficiais da Proteção Animal 
- QUANDO: 23 e 24 de abril de 2016
- ONDE: Fundação Visconde de Cayru, Rua do Salete, 50, Barris, Salvador 
- INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: unimaisba.org@gmail.com
- PÚBLICO-ALVO: Protetores independentes e entidades de defesa dos animais 

-VALOR: R$ 20,00
-REALIZAÇÃO: Unimais


Notcias Relacionadas

  • Curso de Formação de Oficiais da Proteção Animal chega a Juazeiro

  • Bloco da Causa Animal faz desfile inédito no Carnaval de Salvador

  • Ato nacional contra a vaquejada mobiliza protetores de animais em Salvador

  • Fórum da Proteção Animal da Bahia discute proibição da vaquejada

  • Portaria que regulamenta abate de jumentos prevê a morte de 2 mil animais até o final do ano

  • União protetora dos animais da Bahia apreensiva com suspensão de guias de castração para ONGs


  • ComentriosComentar Notcia
    ZilziIHSDSlq
    01/03/2017 01:46
    Kari,Do you have a subscribe button on your blog?Your photography is stunning, in every way. The photo of the fire and sun and smoke of the parliament building is arresting.Your photo of the pole vaulter in training is amazing.I see you are a teacher. Ahhh….if only Finland were not so far away.I am shooting with a Canon EOS Rebel XS. This holiday season I want to buy a new lens, one that can get a close up, as you did of the hawk.Any reiaomendotcmns?and THANKS for the compliment. I am just an amateur (in everything)
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE