Comunicar Mais      
Albergue Municipal de Porto Alegre oferece serviço pioneiro no PaísBrasil    Imprimir

29/05/2016 00:00
Albergue Municipal de Porto Alegre oferece serviço pioneiro no País
Novo espaço é equipado com dormitórios feminino, masculino, adaptados para cadeirantes e transgêneros, além de ser o primeiro em oferecer canil para pets

Redação CM 1 comentrio          

Atendimento digno, multidisciplinar, com acessibilidade e acolhedor para animais de estimação é o que oferece o novo Albergue Municipal da cidade de Porto Alegre, voltado para a população em situação de rua. Localizado no bairro Floresta (rua Comendador Azevedo, 264), o local entregue n quarta-feira (28), atende a 150 pessoas, oferecendo pernoite, higiene, alimentação e serviço de enfermagem, além de canil para 15 animais de estimação. Trata-se do primeiro albergue no país a oferecer abrigo para pets. 

O local para o abrigo de pequenos animais faz com que diminua, de forma significativa, a resistência de pessoas em situação de rua. “Muitos se negam a ir para um albergue para não se separar do seu animal. Aqui, a relação será ainda mais humana”, destacou o prefeito José Fortunati. “É um local que se torna referência para o país. É um grande avanço, que traz uma das marcas de Porto Alegre que é a sustentabilidade”, acrescentou. football results

Antes de descerrar a placa, o prefeito José Fortunati, acompanhado da primeira-dama, deputada Regina Fortunati, do presidente da Fasc, Marcelo Soares, e do secretário da Secretaria Especial dos Direitos Animais, Maurício Oliveira, assinaram o protocolo de intenções entre as pastas. Pelo acordo, a Seda prestará atendimento aos animais, que receberão vacinação e tratamento adequado. 



O prefeito, acompanhado do vice, Sebastião Melo, conheceu toda a estrutura do albergue, incluindo dormitórios feminino, masculino, adaptados para cadeirantes, e para transgêneros, banheiros com acessibilidade, serviço de enfermagem e cozinha. O albergue também possui salas de atendimento para equipes de assistência social, psicologia e enfermagem), lavanderia, cozinha para os funcionários, monitoramento e área de convivência. 


Para o presidente da Fasc, a obra é fruto de um trabalho em rede. “Temos muito a agradecer ao OP, pois esta obra teve início na temática de Assistência e Saúde, à parceria do Ministério Público, e ao árduo trabalho dessas equipes, que atuam com a convicção de superar limites”, disse Marcelo Soares, ao destacar o grande diferencial na vida dos albergados pela possibilidade de ficarem junto com seus animais.  



A inauguração contou com a presença do coordenador do albergue, Franke Hendler, e da promotora de Justiça, Ivana Bataglin. Ao elogiar o prédio e o atendimento que ali será prestado, a promotora citou o escritor José Saramago, que dizia que, entre a bondade, a caridade e a Justiça, a melhor opção seria a bondade, pois com ela haveria Justiça e sem a necessidade de caridade.  

Sobre o albergue - A estrutura foi construída para atender pessoas que vivem nas ruas de Porto Alegre, bem como seus animais de estimação. O local possui dormitórios, banheiros e salas de atendimento para as equipes técnicas (assistência social, psicologia, enfermagem), lavanderia, cozinha para os funcionários, sistema de monitoramento, dispositivo de luz com sensor, elevadores e banheiros adaptados para PcD, área de convivência, além de modernas instalações, rampa de acesso na entrada e um canil com 14 boxes, para abrigar os animais de estimação dos usuários. Em parceria com a Seda, os animais receberão vacinação e tratamento adequado. 
 


O local do novo albergue foi escolhido por ser próximo a um abrigo já existente, sendo assim, referência para muitas pessoas que utilizam o serviço. A equipe contará com um coordenador, um assistente de coordenação, dois assistentes administrativos, 16 monitores, um assistente social, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, duas cozinheiras, quatro auxiliares de cozinha, quatro de serviços gerais noturnos, seis serviços gerais diurnos, dois porteiros e oito vigilantes.

 
O albergue também está estruturado para, futuramente, atender a população em situação de rua durante o dia, na modalidade de Centro Pop, onde é realizado atendimento social com equipe multidisciplinar, ofertando alternativas de superação à situação de rua e encaminhamentos junto à rede de serviços. 
 
Os albergues dão atendimento em caráter de pernoite - das 19h às 7h, oferecendo, dormitórios, cuidados de higiene e alimentação, bem como encaminhamentos à rede de saúde, quando necessário. A rede é composta por três unidades, e  oferece, através do Albergue Municipal, o serviço de abordagem noturna pelo telefone 3346 3238. 
 
A rede de albergagem é composta pelo Albergue Municipal, da rede própria, mais os albergues conveniados Felipe Diel e Dias da Cruz que, juntos atendem 355 pessoas todas as noites. Ampliando para 445 vagas durante a Operação Inverno, no período de junho a setembro.
  
Doação de agasalhos - Além da visita e da cerimônia de inauguração, uma doação de agasalhos marcou a entrega do novo albergue. Foram entregues 1 mil peças da Campanha do Agasalho 2016 para a instituição.


 


Notcias Relacionadas

  • Vídeo: apresentadores Zé Eduardo e Casemiro Neto discutem no ar por audiência


  • ComentriosComentar Notcia
    G8ucXSyZ1
    01/03/2017 03:14
    Qué arte tienen los sevllianos, es innegable. Me encantó el concierto, me encantaron las canciones (algunas de mi juventud jajaja) pero sobre todo me encantó ver al coro sevilla28 entregados, nerviosos, ilusionados y a la gente del público volcados con los que allí estaba pasando. Gracias Sevilla28 por TODO.Justi
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE