Comunicar Mais      
Um alerta em defesa da vidaOpinião    Imprimir

27/07/2016 18:00
Um alerta em defesa da vida


Ana Rita Tavares* 4 comentrios          

Historicamente, passivo de políticas públicas de acolhimento e controle populacional condena os animais a toda espécie de crueldade. Recentemente, cinco cães não domiciliados, castrados e vacinados, que possuíam laços de afeto com a comunidade, foram envenenados em condomínio do bairro de Sussuarana, em Salvador. A substância utilizada foi o chumbinho, cuja comercialização é proibida no País, conforme o art. 56 da Lei nº 9.605/98. 

O praguicida clandestino é facilmente encontrado e oferece risco à saúde das pessoas também. Em 2015, dos 7.149 casos de intoxicação e envenenamento de humanos no estado, registrados pelo Centro Antiveneno da Bahia, 244 foram causados por chumbinho. O veneno foi responsável por 22 óbitos. 

Os números demonstram a necessidade imediata de coibir a propagação de substâncias ilegais e nocivas, com atuação conjunta das diferentes esferas de governo. Isso será possível com o fortalecimento das medidas de fiscalização e de ações educativas que promovam o engajamento da sociedade. 

Finalmente, cabe assinalar que o número expressivo de casos de envenenamento de animais é reflexo do desequilíbrio ambiental nos centros urbanos. A violência não é solução e tem vitimado centenas de vidas inocentes. Medidas simples, como a castração, a vacinação e campanhas de adoção responsável, fruto de parceria entre os Poderes Públicos e entidades de proteção animal, são eficazes para construir um estado mais sustentável e justo.  

*Vereadora de Salvador pelo PMB, advogada e auditora jurídica do TCE 


Notcias Relacionadas

  • Égua morre e burro agoniza após ter ingerido veneno em Piatã

  • Foragido da PF encontrado em motel em Pernambuco morreu envenenado


  • ComentriosComentar Notcia
    LzGRUF7SnI
    01/03/2017 00:43
    Super excteid to see more of this kind of stuff online.
    Valentina
    29/07/2016 14:52
    "Todas as coisas da criação são filhos do pai e irmãos do homem...Deus quer que ajudemos os animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida." - São Francisco de Assis
    Ada
    29/07/2016 14:00
    Desde sempre*
    Ada
    29/07/2016 13:55
    Não há nada nesse universo mais nocivo, desprezível ,vil e abjeto que a raça humana. Engana-se quem pensa q a miIoria é boa. A raça humana, na sua maioria, é ruim. S fosse o contrário o mal não estaria tão propagado desse sempre.
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE