Comunicar Mais      
PF investiga financiamento ilegal de campanhas na Bahia e fraudes no Ministério das CidadesPolítica    Imprimir

04/10/2016 09:30
PF investiga financiamento ilegal de campanhas na Bahia e fraudes no Ministério das Cidades
Mandados de busca e apreensão foram expedidos para a sede do PT em Salvador, na empreiteira OAS e na agência de comunicação Propeg

Reuters 1 comentrio          

A Polícia Federal deflagrou operação nesta terça-feira para cumprir 16 mandados de busca e apreensão como parte de investigações sobre um grupo suspeito de prática ilegal de financiamento de campanhas políticas na Bahia e de cometer fraudes em licitações em contratos do Ministério das Cidades.

Segundo uma fonte da PF, há mandados de busca e apreensão a serem cumpridos na sede do PT em Salvador, na empreiteira OAS, na agência de comunicação Propeg, fundada na Bahia, e na residência do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte. O governador do Estado, Rui Costa, é do PT.

Em comunicado, a Polícia Federal informou que a chamada operação Hidra de Lerna deriva de acordos de delação premiada fechados no âmbito da operação Acrônimo, e que os mandados judiciais foram deferidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma vez que há investigados com foro privilegiado.

A Acrônimo, por sua vez, investiga suspeita de desvio de recursos públicos para a campanha de 2014 do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, também do PT, que foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

De acordo com a Polícia Federal, a ação deflagrada nesta terça-feira envolve uma empreiteira, que não foi identificada no comunicado.

"Em uma das linhas de investigação a suspeita da PF é que os esquemas investigados realizassem triangulações com o objetivo de financiar ilegalmente campanhas eleitorais, para isso a empreiteira sob investigação contratava de maneira fictícia empresas do ramo de comunicação especializadas na realização de campanhas políticas, remunerando serviços prestados a partidos políticos e não à empresa do ramo de construção civil", afirmou a PF em comunicado.

"Em outra direção a PF pretende investigar a ocorrência de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades", acrescentou.

O nome Hidra de Lerna foi escolhido, de acordo com a PF, em referência à figura monstruosa da mitologia helênica que, ao ter a cabeça cortada, ressurge com duas cabeças. "A operação Acrônimo, ao chegar a um dos líderes de uma organização criminosa, se deparou com uma investigação que se desdobra e exige a abertura de dois novos inquéritos", disse a PF.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro; Edição de Alexandre Caverni)



Notcias Relacionadas

  • ACM Neto diz que grandes proprietários de terrenos tentam pressionar TJ-BA

  • Plataforma Mosquito Zero vence competição que visa atrair investidores

  • Papa Francisco rejeita 'extremismo' em missa com minoria católica egípcia

  • Febre amarela: 100 mil doses da vacina já foram aplicadas em Salvador, saiba onde se vacinar

  • Barreiras ganha primeira base avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar

  • PSDB conquistou 14 prefeituras no 2º turno; PT perdeu nas 7 cidades que disputou

  • Aplicativo Mosquito Zero atinge marca de 1 mil downloads

  • PMDB tem maior número de prefeitos, mas PSDB foi o partido que mais cresceu

  • Lauro de Freitas: PSD homologa Mirela como vice na chapa com Moema para disputa da prefeitura

  • Uber lança serviço de helicóptero em São Paulo com preços a partir de R$ 66

  • Ufba promove ciclo de debates sobre Crise e Democracia

  • Polícias da Bahia e São Paulo capturam falso Papai Noel que roubou helicoptero

  • Lauro de Freitas terá mutirão Acordo Legal até 18 de dezembro


  • ComentriosComentar Notcia
    CxlI7hgVi6K
    01/03/2017 01:31
    Amor - Cogaantulrtions to you and Jon on your 20th anniversary - I'm so envious of your beautiful relationship and so happy for you both! You look amazing, of course - that JUMPSUIT is HEAVENLY!! You already look so chilled out and relaxed. I hope you have a wonderful, fabulous, spectacularly marvellous time - full of wonderful adventure and great food, awesome music, fantastic company and laughter and lots of beautiful beach time. See you in a month - I miss you already! Love! Sarah xxx
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE