Comunicar Mais      
Mostra reúne postais que relembram pontos turísticos da antiga Salvador Cultura / Lazer    Imprimir

09/11/2016 20:01
Mostra reúne postais que relembram pontos turísticos da antiga Salvador
"A Cidade Mágica - Postais de Salvador", reúne cartões postais da cidade desde os primórdios do século XX até a década de 1970

Redação CM 3 comentrios          

Mais de 300 cartões postais da cidade do Salvador estarão disponíveis ao público nesta quinta-feira (10), das 19h30 às 21h30 no Museu Carlos Costa Pinto, na Vitória, e permanecerão até o dia 2 de janeiro do próximo ano. Trata-se da mostra: "A Cidade Mágica - Postais de Salvador", que reúne cartões postais da cidade do Salvador desde os primórdios do século XX até a década de 1970.

A escolha das peças para a exposição inédita na cidade se privilegiou do resgate das transformações urbanísticas, que marcaram Salvador, com a mudança do interesse dos viajantes, desde o Centro Antigo e a Cidade Baixa, no princípio de século XX, passando ao interesse pela Orla Marítima e as praias a partir da década de 1960, além de retratos de pessoas que mostram o interesse do visitante e do olhar dos fotógrafos da época pela cultura e os diferentes biótipos que fizeram de Salvador ser eternizada como a Cidade Mágica. 

Com a Curadoria de Javier Angonoa, a mostra é uma parte do rico acervo da Família Pereira Sampaio, que contém mais de 2.000 peças originais de cartões postais da cidade do Salvador. 

Fotografias de diversos artistas reconhecidos internacionalmente, como os fotógrafos, Rodolfo Lindemann, J. Mello e Pierre Verger, no principio do Século XX, mostraram as belezas da Bahia e imortalizaram a cidade em postais. Uma parte delas está aqui, esperamos que desfrute do passeio e aceite o desafio de reconhecer os locais onde muitas delas foram tiradas. 

Um passeio pela Cidade Mágica.

A exposição convida a um passeio no tempo e no espaço, para vislumbrar o desenvolvimento de bairros e “trilhas” tradicionais, como do Corredor da Vitoria, Graça e Campo Grande;  A “Cidade Alta, Av. Sete de Setembro, São Bento e Praça Municipal; a Cidade Baixa, desde o Comércio até Itapagipe e outros bairros da cidade. Os postais são registros saudosos de casarões , mansões, praças e monumentais prédios públicos que hoje não existem mais e, também,  da evolução dos meios de transporte utilizados pela população, a exemplo do Elevador Lacerda e do Bondinho e dos carros de cada época.

Além de retratar a paisagem urbanística, os postais registram o cotidiano de Salvador, a forma de fazer, de vestir, os trejeitos das baianas de acarajé, dos pescadores do Rio Vermelho, dos vendedores de coco da Barra, dos comerciantes da Cidade Baixa , dos estivadores da rampa do Mercado etc., dando uma dimensão da pluralidade cultural e étnica, característica da cidade.


No século XIX e até a metade do XX, os cartões postais eram responsáveis pela comunicação e divulgação de imagens no mundo; os postais de Salvador circularam mundialmente. Se hoje tem a internet para facilitar o contato entre as pessoas, nessa época, eram os cartões postais que agitavam a comunicação no mundo. Mais barato que a carta, os postais enviavam mensagens e divulgavam paisagens e costumes de diferentes povos. Conversas, desabafos, declarações de amor e comunicados oficiais norteavam o conteúdo daqueles pequenos retângulos de papelão fino que circulavam pelos Correios sem precisar de envelope. E com o passar dos anos, eles conquistaram um valor sentimental, artístico e histórico muito grande sendo guardados com carinho por colecionadores.
 

Serviço

O Que: A Cidade Mágica - Salvador em Postais

Quando: de quarta e sexta-feira das 14h30 às 18h30, e sábados das 14h30 às 17h30 até 2 de janeiro de 2017

Onde: Museu Carlos Costa Pinto, Corredor da Vitória, Salvador-BA

Entrada: R$ 10 meia R$ 5 

Mais informações: (71) 3329-6714




Notcias Relacionadas

  • Câmara Municipal de Salvador tem novo presidente e integrantes da Mesa Diretora

  • Reveillon: entrega de kits para ambulantes do Festival Virada Salvador será nos próximos dias 26 e 27

  • Cerca de 750 mil turistas curtiram o carnaval em Salvador

  • Carnaval 2017: vereadora pede o cumprimento da Lei Antibaixaria

  • ONG Terra Verde Viva faz papel do poder público ao retirar animais abandonados das ruas

  • Câmara concede título de utilidade pública à Associação Brasileira Protetora dos Animais - ABPA

  • Inscrições abertas para o 4º Concurso de Desenhos da Transalvador

  • Transporte de animais em ônibus é regulamentado em Salvador

  • Jornalista Levi Vasconcelos recebe título de cidadão de Salvador

  • Prefeitura abre processo seletivo para contratar estagiários

  • Carnaval de Salvador: adolescente é detida ao tentar entrar no circuito com revólver

  • Sucom aprende 11,6 mil latas de cerveja em dois dias de Carnaval

  • Prefeitura de Salvador disponibiliza estacionamento remoto para Carnaval

  • Eventos realizados em dezembro alteram tráfego e estacionamento de Salvador

  • Festa de Santa Bárbara completa 374 anos em Salvador

  • Mercado de Cajazeiras recebe mil pessoas em primeiro fim de semana

  • Trânsito alterado em diferentes pontos da cidade neste final de semana


  • ComentriosComentar Notcia
    QqUwUKLU4
    01/03/2017 05:37
    Taking the ovvweier, this post is first class
    ebenezer
    16/01/2017 10:04
    Parabéns.
    ebenezer
    16/01/2017 10:04
    Parabéns.
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE