Comunicar Mais      
Documentário Ouro Azul retrata riquezas da Ilha dos FradesCultura / Lazer    Imprimir

11/11/2016 00:00
Documentário Ouro Azul retrata riquezas da Ilha dos Frades
Filme será lançado dia 12 de novembro com apoio da Lei de Incentivo à Cultura

Redação CM 1 comentrio          

Um paraíso banhado pela Baía de Todos os Santos, em Salvador, na Bahia. É nesse ponto do planeta que está a Ilha dos Frades, um dos três arquipélagos pertencentes à capital baiana. A fusão desse tipo de relevo com título de liderança religiosa ganha, em uma de suas praias, nome de santa: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. O destino paradisíaco virou cenário para o documentário Ouro Azul, que será lançado no dia 12 de novembro, às 18h30, no terminal marítimo da praia.

Com direção e roteiro de Meire Moreno, o projeto recebeu apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do governo federal. O produto audiovisual tem a proposta de retratar a importância do local, que foi o primeiro do Norte-Nordeste a receber o selo internacional “Bandeira Azul”, da organização não-governamental Foundation for Environmental Education, concedido a praias e marinas reconhecidas como fonte de beleza, turismo e sustentabilidade.

Os três pilares são abordados em Ouro Azul, que tem como principal elemento um dos bens mais preciosos do planeta: a água. A diretora Meire Moreno explica as razões para a escolha do local. “A localidade é rica em história e a certificação internacional confirma que a Ilha dos Frades integra a lista de litorais turísticos seguros e ambientalmente preservados”, detalha.

O documentário é narrado a partir da perspectiva de uma turista – a atriz Mônica Bittencourt – que desembarca na ilha para desbravar esse retrato do paraíso, registrando a vida da comunidade local e evidenciando a relação dessas pessoas com as águas que as rodeiam, além da interação dos visitantes com o cotidiano e o ecossistema do arquipélago.

“Descobrir lugares paradisíacos por meio da navegação enriquece a vida das pessoas. Perceber que o local tem suas características preservadas traz um valor ainda maior para quem é apaixonado pela natureza. Quem assistir ao documentário Ouro Azul será transportado para um pedaço do mundo em que a vida ganha mais cor e torna-se ainda mais bonita. É uma experiência incrível”, evidencia Mônica Bittencourt.

Além de beleza, o documentário insere na tela as responsabilidades socioambiental e sustentável, introduzidas por meio de um trabalho educativo da Fundação Baía Viva.

Lançamento - Ouro Azul será lançado para a comunidade da Ilha dos Frades, no dia 12 de novembro, às 18h30. Os veículos de comunicação interessados em cobrir o lançamento vão ter à disposição uma lancha, com saída da Bahia Marina, na Avenida Contorno, às 15h. Para embarcar na exibição de Ouro Azul, os jornalistas devem informar nome, veículo e número de RG.

Além de acompanhar a exibição do filme, os profissionais de imprensa poderão fazer um tour pelos diversos espaços da praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, inclusive com a prática de stand up paddle. O retorno das equipes de reportagem está previsto para às 20h.


Baía de Todos os Santos - Descoberta em 1º de novembro de 1501, a Baía de Todos os Santos recebeu, no início de novembro de 2016, no México, a certificação que oficializa sua entrada no Clube das Mais Belas Baías do Mundo – The Most Beautiful Bays in the World, em inglês – TMBBW Club –, com sede em Paris, na França.
 
O processo de certificação durou um ano e exigiu uma vistoria à baía na última fase. Agora, no Brasil, apenas duas baías fazem parte do seleto clube parisiense: a primeira foi a de Praia do Rosa, em Santa Catarina. A entrada da Baía de Todos os Santos no grupo das mais belas ocorreu por meio de esforços da Prefeitura Municipal de Salvador, da Fundação Baía Viva, da Associação Comercial da Bahia, da Salvador Destination e do Yacht Clube Bahia.

 


Notcias Relacionadas

  • 1° Festival Náutico Salvador segue com a segunda etapa de competições

  • Bom Jesus dos Passos sedia Campeonato Brasileiro de Windsurf

  • Festival Náutico de Salvador segue até domingo


  • ComentriosComentar Notcia
    KvoVCVDY3hr
    28/02/2017 23:24
    Your cranium must be prcinotteg some very valuable brains.
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE