Comunicar Mais      
Fapesb, Secti e SPM lançam prêmio inédito de apoio à diversidadeCiência & Tecnologia    Imprimir

16/12/2016 23:00
Fapesb, Secti e SPM lançam prêmio inédito de apoio à diversidade
Com o tema Mulheres nas Ciências, edital visa premiar pesquisadoras nas áreas de Ciências Exatas, da Terra, Engenharias e Ciências Biológicas

Redação CM 1 comentrio          

Fomentar a diversidade na área das pesquisas científicas é buscar a promoção das igualdades e a inclusão das diferenças no âmbito acadêmico. Pensando nisso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), e com a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres da Bahia (SPM), lança o edital Bahia pela Diversidade – Edição Mulheres nas Ciências.

O lançamento do edital acontece no Palácio da Aclamação, dia 20/12 (terça-feira) às 14h30, e será aberto ao público. O objetivo é reconhecer o trabalho de excelência realizado por pesquisadoras e cientistas que prestam relevante contribuição ao desenvolvimento do estado da Bahia, além de reconhecer o trabalho de mulheres, cujos projetos e trajetória atual indiquem seu potencial de contribuição para sua área de atuação.

O diretor-presidente da Fundação, Eduardo Almeida destaca a importância do prêmio. “A área das Ciências Exatas e das Engenharias sempre foi um ambiente predominantemente masculino. Precisamos reverter isso. Devemos reconhecer o trabalho de pesquisadoras nestes campos de pesquisa e abrir, cada vez mais, espaço para as mulheres”, afirmou.

A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, reafirma a necessidade de iniciativas como esta que além de estimular a ampliação da presença das mulheres baianas em áreas ainda tidas como masculinas, como é o caso da área das ciências, principalmente das ciências duras, fomenta o debate nas universidades sobre a equidade de gênero.A primeira edição do Prêmio tem como tema Mulheres na Ciência, mas a proposta é que a cada ano, um nicho diferente de pesquisadores seja contemplado. A partir da data de lançamento, estará aberta a consulta pública para que sejam encaminhadas as indicações das pesquisadoras à Fapesb.

Ao todo serão premiadas seis pesquisadoras nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Biológicas. Os prêmios variam de R$5 mil a R$ 15 mil. Esclarecimentos sobre o Edital podem ser obtidos através do e-mail premiodiversidadenasciencias@fapesb.ba.gov.br e no site da Fundação, www.fapesb.ba.gov.br

Serviço
Lançamento edital Bahia pela Diversidade – Edição Mulheres nas Ciências.
Data: 20 de dezembro às 14h30.
Local: Palácio da Aclamação, Av. Sete de Setembro, 1330 – Campo Grande.
Aberto ao público.



Notcias Relacionadas

  • Baianas aprendem técnicas de defesa pessoal

  • PMB Bahia tem novo presidente

  • Dia da Mulher é celebrado na Câmara Municipal de Salvador

  • Dia da Mulher: diferença salarial entre homens e mulheres só deve desaparecer em 135 anos

  • Câmara Municipal de Salvador promove atividades em comemoração ao Dia da Mulher

  • Bloco feminista desfila contra o machismo e a misoginia no Rio de Janeiro

  • Campanha de combate à violência contra a mulher é lançada pela Câmara de Vereadores

  • SPM e GMS firmam parceria para curso de defesa pessoal para mulheres

  • Serviços gratuitos de saúde da mulher são oferecidos na Feira de São Joaquim

  • Ilhéus ganha Centro de Referência de Atendimento à Mulher

  • Operação Ronda Maria da Penha chega a Juazeiro


  • ComentriosComentar Notcia
    1e5vQUWd
    01/03/2017 02:36
    I got what you intend, regards for putting up.Woh I am glad to find this website through google. “If one does not know to which port one is sailing, no wind is fa82barle.&#vo21; by Seneca.
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE