Comunicar Mais      
 
Salvador faz 1,6 mil castrações de cães e gatos por mêsGrande Salvador    Imprimir

04/01/2017 01:00
Salvador faz 1,6 mil castrações de cães e gatos por mês
Neste mês de janeiro, Castramóvel atende no bairro do IAPI

Redação CM 1 comentário          

Em três anos de atividade, o Castramóvel - Unidade Móvel de Esterilização de Animais Domésticos  - já realizou 19,5 mil castrações em diversos pontos da capital baiana. O procedimento evita que os animais se reproduzam sem controle e sejam abandonados nas ruas. Além disso, previne doenças e ajuda a reduzir a agressividade do animal. “O principal benefício é que o serviço está perto do usuário. Não há necessidade de longos deslocamentos, afinal, se deslocar com cão e gato não é uma das tarefas mais fáceis”, pontua o médico veterinário e coordenador do Programa Municipal de Combate à Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aroldo Carneiro. 

Até o dia 27 deste mês, o Castramóvel atende na Rua Conde de Porto Alegre, no Largo do Tamarineiro, situado no bairro do IAPI, antes de seguir para Distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho, em local a ser definido. Em novembro passado, a Prefeitura aumentou a oferta de castração gratuita de cães e gatos por meio de convênio com as clínicas veterinárias Vida Animal, em Amaralina; Clinicão, na Pituba; 4 Patas, no bairro da Boa Viagem; e na Pet Center, na Graça. Cada uma dessas clínicas realiza 250 procedimentos por mês. Somando as cirurgias realizadas pelo Castramóvel (cerca de 600), o município faz 1,6 mil castrações mensalmente.

Quem tiver o interesse de levar o pet a uma das quatro clínicas veterinárias deve comparecer antes em um dos 28 postos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para agendar visita. Informações podem ser obtidas no www.saude.salvador.ba.gov.br.

Procedimentos – Diferente do que acontece no Castramóvel, as clínicas Vida Animal, Clinicão, 4 Patas e Pet Center fazem a triagem – verificação se o animal está apto para ser esterilizado - no dia da castração. Na unidade móvel, as avaliações dos bichos são feitas às segundas e terças-feiras, antes das cirurgias, que ocorrem nas quartas, quintas e sextas-feiras. O atendimento sempre é feito de 8h às 12h.

O critério para a intervenção cirúrgica é que o animal tenha entre seis meses a cinco anos de vida, e tenha tomado vacina antirrábica há mais de 10 dias e em menos de um ano. O pet também não pode estar doente, com infestação de pulgas ou carrapatos. Fêmeas não devem estar no cio ou em período gestacional. Vale lembrar também que para a castração é imprescindível que o responsável leve cartão do SUS, carteira de identidade e cartão de vacina do animal atualizado.



Segundo Castramóvel - Salvador pode contar com mais um Castramóvel a partir de 2017. É o que espera a vereadora Ana Rita Tavares (PMB) com a aprovação do seu Projeto de Indicação na Câmara Municipal de Salvador, no final de 2015.
 
O PIN Nº 462/15 sugere que a prefeitura instale um segundo Castramóvel,  já em janeiro de 2016. O serviço itinerante realiza em média mil castrações gratuitas nos bairros da cidade todos os meses.

O primeiro Castramóvel, projeto de autoria de Ana Rita, começou a funcionar em janeiro de 2014. Nas segundas e terças-feiras pela manhã, os animais passam por uma triagem e vacinação para posteriormente serem castrados.



Notícias Relacionadas

  • Castramóvel realiza atendimento no Imbuí durante todo mês de setembro

  • Castramóvel esteriliza cães e gatos no Cabula a partir de dezembro

  • Castramóvel atende em Mussurunga durante todo mês de julho

  • Castramóvel segue para Cajazeiras X no mês de maio

  • Câmara Municipal aprova projeto que visa criação de abrigos para animais comunitários de Salvador

  • Castramóvel segue atendimento em Plataforma até março

  • Castramóvel atende em Pernambués e chega a 6,5 mil procedimentos em 2016

  • Castramóvel realiza atividades na Calçada durante mês de setembro

  • Castramóvel realiza atividades no Parque do Abaeté durante mês de agosto

  • Castramóvel chega à Boa Vista de São Caetano e esteriliza animais até o final de julho

  • Castramóvel esteriliza cães e gatos em Paripe

  • Castramóvel esteriliza cães e gatos do Alto de Ondina

  • Castramóvel: gatos superam cães em número de cirurgias

  • Castramóvel pode ter sua segunda unidade em 2016


  • ComentáriosComentar Notícia
    Vu99w4mLi
    28/02/2017 23:43
    Thank you for writing this truemndoes top quality article. The data in this material confirms my point of view and you truly laid it out well. I could never have written an post this great.
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE