Comunicar Mais      
Moradores da Pituba fazem manifestação em favor de revitalização da Lagoa dos Patos Grande Salvador    Imprimir

01/02/2017 12:00
Moradores da Pituba fazem manifestação em favor de revitalização da Lagoa dos Patos
Na última semana, 36 animais foram resgatados por conta da seca no local

Redação CM 1 comentrio          

Moradores das imediações da Lagoa dos Patos, na Pituba, realizam, nesta quarta-feira (1), as 16h, uma manifestação em defesa do manancial. De acordo com os organizadores, a concentração será em um parque, localizado na Rua Maranhão. "Queremos chamar a atenção dos órgãos públicos da importância de se preservar um dos poucos espaços verdes da nossa cidade", disse uma das organizadoras da passeata, Eliana Frazão.

Na sexta-feira (27) uma força-tarefa formada pela vereadora Ana Rita Tavares (PMB), agentes da Prefeitura e do Zoológico de Salvador, resgataram 20 gansos e 16 patos que ainda viviam na Lagoa dos Patos, no bairro da Pituba.

Os animais estavam sendo ameaçados pelo baixo nível de água do local, que sofre com secas seguidas nos últimos anos.

A Lagoa dos Patos já foi habitat de diversas espécies nativas, como peixes, cobras e até um jacaré mas, nos últimos anos, somente as 36 aves sobreviviam em meio a pouca água esverdeada, lama e folhas.
Os animais serão levados a uma fazenda 
cedida pelo secretário João Roma até que a Lagoa seja revitalizada. 

Revitalização - Em 2013, Ana Rita havia pedido a recuperação da Lagoa dos Patos, que fica entre as ruas Piauí e Maranhão. Na época, ela apresentou projeto solicitando à Secretaria da Cidade Sustentável a criação de um programa de revitalização do ecossistema e conservação das áreas comuns da lagoa.

De acordo com a parlamentar, a biodiversidade da Lagoa dos Patos está ameaçada desde o final de 2012 em decorrência de um processo avançado de seca que ameaça a fauna e flora locais. “Temos lá na lagoa peixes, gansos, patos, jacarés e tartaruras que estão correndo o risco de morte”, declarou Ana Rita.

A vereadora lembrou ainda, que a Lagoa dos Patos é um espaço público de recreação e lazer para muitas famílias que moram em sua proximidade, já que o espaço conta com pista de cooper, equipamentos para atividades físicas e área verde abundante.

Naquela ocasião, uma equipe da Secretaria da Cidade Sustentável esteve no local para análise e emissão de parecer técnico. 



Notcias Relacionadas

  • Meio Ambiente: a morte anunciada da Lagoa dos Patos

  • ​Força-tarefa resgata 36 aves ameaçadas pela seca da Lagoa dos Patos, na Pituba

  • Aplicativo registra atropelamento de animais nas estradas

  • Britânicos reduzem em 85% uso de sacos plásticos

  • Feira especial sobre saúde e sustentabilidade acontece neste sábado


  • ComentriosComentar Notcia
    EXQToC8E
    01/03/2017 01:44
    Great job for Erez De Drezner being a deaf was never be a hindrance to a person like him which he’d like to pursue and fulfill his dreams..-= Kathy – Telaviv Hos1;t&#e80ls last blog .. =-.
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE