Comunicar Mais      
Dia Nacional dos Animais é comemorado com avanços na legislaçãoBrasil    Imprimir

14/03/2017 06:00
Dia Nacional dos Animais é comemorado com avanços na legislação
Lei Federal brasileira 9.605/98 garante pena para quem agredir a fauna

Redação CM 0 comentrio          

Comemorado em 14 de março, o Dia Nacional dos Animais é a data mais importante para a proteção animal do Brasil. Ela tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ter com os animais, sejam eles domésticos ou selvagens.


O dia ainda serve de reflexão para rever posicionamentos dos seres humanos em relação ao meio ambiente e a preservação de seus diferentes biomas, questões essenciais também debatidas neste dia.

Segundo a Lei Federal brasileira: 9.605/98, maltratar animais é crime! E maltrato entende-se: bater, deixar sem alimentos, água e abrigo, deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos. "Este dia é de suma importância para a Causa Animal e foi marcada para conscientizar os cidadãos sobre os animais como sujeitos de direitos," lembra a vereadora Ana Rita Tavares (PMB).

Ainda segundo ela, com o passar do tempo, a proteção animal conseguiu grande avanço nas legislações que amparam e protegem os animais, apesar de ainda haver muito a conquistar a favor deles. "Outro grande problema relacionado a estes seres indefesos é o tráfico mundial, que chega a movimentar mais de 20 bilhões de dólares anualmente. O Brasil, por sua fauna diversificada, é um dos principais países onde ocorre o tráfico de animais  silvestres," pontua.

 

Os animais também são lembrados no dia 4 de outubro, considerado o Dia Mundial dos Animais, em homenagem ao nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais pela Igreja Católica. 

No Brasil, ainda se comemoram outras datas que também visam a conscientização da população sobre os direitos dos animais, como: Dia da Libertação Animal (18 de outubro) e o Dia da Adoção Animal (17 de agosto).

 



Notcias Relacionadas

  • Brasil terá santuário de elefantes na Chapada dos Guimarães

  • Coreógrafa Ludmila Pimentel apresenta performance "Arvorar" no Museu de Arte da Bahia


  • ComentriosComentar Notcia

    Ainda no existem comentrios para esta notcia.
    Seja o primeiro a comentar!
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE