Ford negocia com sindicatos destino de 2 mil trabalhadores excedentes em fábrica no estadoGrande Salvador    Imprimir

25/11/2015 18:00
Ford negocia com sindicatos destino de 2 mil trabalhadores excedentes em fábrica no estado
Unidade de Camaçari emprega cerca de 9 mil funcionários entre contratados e terceirizados

Reuters 1 comentrio          

A quarta maior montadora de veículos instalada no Brasil, a Ford, vai discutir com sindicatos o destino de um excedente de 2 mil trabalhadores em sua fábrica na Bahia, que encerrará um turno de produção a partir de março do próximo ano.

A companhia informou nesta quarta-feira (25), que a decisão de fechar o turno noturno da fábrica de Camaçari decorre da "desaceleração do mercado automotivo e da decorrente queda no volume de produção" da unidade. Os cerca de 2 mil trabalhadores incluem pessoal contratado por fornecedores da unidade, informou a empresa. "A montadora reforça que utilizará todas as ferramentas possíveis para tratar do excedente da força de trabalho na fábrica", afirmou a companhia norte-americana em comunicado à imprensa.

Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari não estavam disponíveis para comentar o assunto.

A fábrica emprega cerca de 9 mil funcionários entre os contratados pela Ford e por sistemistas. A unidade produz o utilitário compacto EcoSport, que acumula queda de 36 por cento nas vendas de janeiro a outubro deste ano sobre o mesmo período de 2014, segundo dados da associação de concessionários Fenabrave.

A fábrica produz também o compacto Ka, cujas vendas acumuladas registram 75 mil unidades até final de outubro deste ano ante cerca de 20 mil um ano antes.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Servidores representam 25% dos compradores da Ford em novembro

Os descontos oferecidos para servidores do Estado na compra de veículos da Ford facilitaram a aquisição do bem pela categoria, além de impulsionar o setor automobilístico no estado. De acordo com a montadora, 25% das vendas realizadas no mês de novembro, quando foi iniciada a parceria entre a Ford e o Clube de Desconto do Servidor, foram feitas para funcionários públicos.

Válida até o próximo dia 30, a promoção já atraiu, na primeira quinzena deste mês, 87 servidores, que finalizaram pedidos. A elevação na procura, segundo o gerente da Indiana Iguatemi, Leonardo Ferreira, começou antes do início da oferta. “Desde 30 de outubro, quando foi anunciada a parceria com o Governo do Estado, as pessoas já começaram a ligar ou vir conferir os carros com descontos. Para se ter uma ideia, entre agosto e outubro faturamos 38 carros por meio de venda direta. Em novembro, com a promoção, faturamos 49 nesta loja”. 

“As condições são excelentes. Oferecemos descontos variados e taxa zero para o financiamento, que é o tipo de compra de 90% das pessoas. Somado a isso, vem o senso de urgência. Afinal, a promoção dura apenas um mês. Esses fatores estimularam os servidores públicos, que, na maioria dos casos, tomaram a decisão de adquirir agora um novo automóvel”, enfatiza o funcionário da concessionária. 

Professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, Dirceu Pereira é um dos servidores que aproveitou o auxílio do Estado para antecipar a troca de carro. Seu New Fiesta Hatch saiu por cerca de R$ 3 mil a menos que o valor original. “Mesmo ciente da parceria do Clube de Desconto com a Ford, eu pesquisei em outras concessionárias. Por isso, hoje tenho certeza de que fiz a melhor escolha. Estou muito feliz com o carro que comprei e satisfeito com a ajuda do Governo, uma iniciativa bem interessante para valorizar o funcionário público estadual”. 

Além do New Fiesta Hatch, a promoção inclui o Ecosport, Ka, Ka+, Focus Hatch 1.6, Focus Fastback 2.0, Ranger e Fusion. Os descontos variam de 5% a 9% que, em valores reais, podem chegar a R$ 7,5 mil de abatimento. Do total de veículos vendidos no estado (na primeira quinzena de novembro), 49% são Ecosport, 31% são Ka, 14% são Ka+ e 6% New Fiesta Hatch. Destes, 94% são automóveis fabricados na fábrica da Ford em Camaçari (BA). 


Notcias Relacionadas

  • Cão de grande porte ganha na justiça direito de permanecer com guardião em condomínio

  • ​Projeto da Câmara Municipal prevê meia passagem para alunos de cursos da educação tecnológica em Salvador

  • Confira as vagas do SineBahia para esta quinta-feira (16)

  • Confira as vagas de emprego do SIMM para esta segunda-feira (14)

  • Confira as vagas de emprego do SIMM para esta quarta-feira (9)

  • SIMM oferece mais de 50 vagas de emprego nesta segunda-feira


  • ComentriosComentar Notcia
    ItqskYyuofQ
    01/03/2017 02:45
    Filipe:Plenamente de acordo com o post/ Benfiquista @Paulo Alves!Eu também sinto o mesmo. Isto é tudo TRISTE e DEPRIMENTE...e ainda RETTAOANTE/FRUSTRLNVE! Isto é benfiquinha e não BENFICA(infelizmente).
    PUBLICIDADE




    PUBLICIDADE