Comunicar Mais      
Égua morre e burro agoniza após ter ingerido veneno em PiatãGrande Salvador    Imprimir

03/12/2017 15:00
Égua morre e burro agoniza após ter ingerido veneno em Piatã
Animal pastava em área próximo a condomínio quando ingeriu pão com 'chumbinho'. Veneno proibido por lei era usado por empreendimento para combater ratos

Wagner Ferreira 0 comentrio          

Mesmo sendo uma substância proibida por lei federal, é comum o uso do veneno conhecido como "chumbinho" para combate de pragas, seja em residências ou em condomínios. E o seu uso ocasionou a morte de uma égua, o envenenamento de um potro e um burro. É o que denunciam os irmãos Messias e João, proprietários de um terreno na Rua da Gratidão, em Piatã.

Ambos criam alguns animais de produção em plena Salvador, como bois, cavalos e aves. Entre eles, um burro, que, segundo relato dos dois, ingeriu uma quantidade de pão contaminado com chumbinho ao pastar em um terreno próximo ao condomínio Portal de Itapuã, na Avenida Orlando Gomes.

O potro foi salvo. Ele foi contaminado pelo leite da mãe, que veio a falecer na sábado (2). "A nossa sorte é que temos uma vaca que pariu, e, por isso, está amamentando. Demos o leite dela para o potro, foi o que o salvou", relata Miguel.

Já o burro, recebeu a ajuda da veterinária Ivana Costa. Acionada pelo Gabinete da Vereadora Ana Rita Tavares (PMB), já que o município não dispõe de atendimento médico veterinário gratuito, ela prestou os primeiros socorros ao animal, que tinha um corte profundo na barriga, por conta de uma queda que tomou ao cair por cima de um caco de vidro, já debilitado devido a ação do veneno.  

O animal recebeu medicação intramuscular e via oral, com a ingestão de carvão ativado, recomendado para casos de envenenamento. "Agora é esperar a reação dele. É um animal forte, mas está muito fraco. Deve beber muito líquido e ficar em observação", recomendou Ivana aos seus cuidadores. 


 


Notcias Relacionadas

  • Projeto que proíbe veículos de tração animal é aprovado na Câmara Municipal de Salvador

  • Coprodução de produtoras baianas leva Ingra Liberato de volta à TV

  • Carro sobe calçada e bate. Com ferimentos leves, homem é resgatado por mulher e abandona veículo em Piatã

  • Nova Orlando Gomes abre oportunidade para empreendimentos

  • Um alerta em defesa da vida

  • Foragido da PF encontrado em motel em Pernambuco morreu envenenado


  • ComentriosComentar Notcia

    Ainda no existem comentrios para esta notcia.
    Seja o primeiro a comentar!
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE