Comunicar Mais      
Policiais que atuam em defesa dos animais são homenageados em Sessão Especial na Câmara Municipal de Salvador Política    Imprimir

17/12/2017 12:00
Policiais que atuam em defesa dos animais são homenageados em Sessão Especial na Câmara Municipal de Salvador
Histórias de resgates perigosos envolvendo membros da proteção animal na Bahia e policiais serão contadas durante homenagem

Wagner Ferreira 4 comentrios          

Policias civis e militares, que atuaram em auxílio a ONGs e protetores de animais em resgates de risco, serão homenageados em Sessão Especial proposta pela vereadora Ana Rita Tavares (PMB) dia 22 de dezembro, na Câmara Municipal de Salvador. 

Entre os homenageados estão soldados, oficiais da PM e delegados de polícia, a exemplo da titular da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) Geysa Cersózimo. Ela revela que sempre busca fazer contato com os colegas de profissão mostrando a necessidade de atender bem a protetoras e demais integrantes da causa animal. "Sigo também o que determina a legislação e a Corregedoria. Oriento as protetoras a buscar a polícia sempre e me coloco à disposição para aproximar a causa dos animais às ações que o colega policial fará diante o fato criminoso", pontua Geysa.

A delegada revela que fez sugestões à Ana Rita - que é advogada de formação - para que, juntas, encabeçassem uma campanha nas unidades polícias para mostrar que maus tratos a animais não é crime de menor importância e deve ser apurado sempre. "A ideia é nos dirigirmos às delegacias e companhias de polícia pessoalmente. Eu já me coloco desde muito tempo fazendo isso, quando visito as unidades", revela.

Outro dos homenageados, o delegado Tadeu Braga, que também realiza  palestras em eventos promovidos por entidades da causa,  relembra um dos casos mais emblemáticos que enfrentou na carreira envolvendo animais. O ano era 2005. E o policial se deparou com o primeiro caso envolvendo os bichos, ainda quando atuava na 5ª Delegacia, no bairro de Periperi.


Naquela ocasião, Tadeu conheceu Ana Rita Tavares, e, segundo ele, o encontro dos dois fez com que o caso fosse inesquecível: uma mulher que morava no subúrbio e possuía uma cadelinha mestiça de poodle, que entrou no cio. "Na casa dela não tinha muros, somente cercas e uma matilha de cães machos do bairro foi toda para a porta da casa dela", relembra. 

Para espantar os cachorros, a mulher jogou água fervente neles. Alguns tiveram, literalmente, parte do couro arrancado. "Era uma cena horrível!", diz.  

Ana Rita registrou a queixa naquela unidade e acompanhou todo o feito, tanto na esfera policial, como na judicial. O caso teve bastante repercussão e um efeito muito pedagógico sobre a população local.

"Além disso, por ter sido o meu primeiro caso, resultou numa amizade profícua em prol dos direitos dos animais". 



Na Polícia Militar, o soldado Gusmão é um dos homenageados. Além de ter trabalhado inibindo a prática do crime de maus tratos por onde passou nas unidades da Corporação, contribuiu para que crianças e adolescentes pudessem ter mais respeito e compaixão pela vida dos animais. Ele é compositor e cantor de seis músicas do CD da Ong Terra Verde Viva, que encanta o público infanto-juvenil. "Cada um deles, do seu jeito, contribuiu para que o nosso dia a dia de protetor seja menos árduo. Essa Sessão é somente uma pequena homenagem diante da grandiosidade do trabalho prestado por esses policiais às pessoas e também aos animais", elogia Ana Rita.

O que: Sessão Especial em homenagem aos policiais apoiadores da Causa Animal
Quando: 22 de dezembro de 2017 às 19h
Onde: Plenário da Câmara Municipal de Salvador


Notcias Relacionadas

  • Crianças de creche do Uruguai concluem curso do Proerd

  • Barreiras ganha primeira base avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar

  • Ufba e PM-BA firmam convênios que visam ampliar segurança da comunidade universitária

  • Corpo de Bombeiros de Salvador inscreve para Corrida do Fogo

  • Agressor de cães espancados a pauladas no subúrbio de Salvador é detido após denúncia de guardiã


  • ComentriosComentar Notcia
    Sheila Almeida
    20/12/2017 11:21
    Ficamos muito gratos com esse apoio e ajuda, e orgulhosos da qualidade de seres humanos desses policiais!
    Maria Auxiluadora Mello
    19/12/2017 13:10
    Parabéns a Ana Rita e a esses militares que atuam na defesa dos animais.Nossos animais merecem!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏
    Iêda Domingos dos Santos
    19/12/2017 11:57
    Ana Rita merece sempre o apoio da PM, porque não existe pessoa que mais se dedica a causa da defesa dos animais, principalmente a maus tratos, onde se faz mais necessária esta parceria.
    MARLENE SOARES
    18/12/2017 15:57
    Estarei lá para dar meus parabéns a essa ação tão linda ..eu amo os animais e apoio a Ana Rita
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE