Comunicar Mais      
Pelourinho Dia e Noite finaliza Novembro Negro com programação diversaCultura / Lazer    Imprimir

26/11/2015 17:41
Pelourinho Dia e Noite finaliza Novembro Negro com programação diversa
Destaque para os últimos dias da exposição de obras de Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kainuma

Da Redação 1 comentrio          

Nesta quinta-feira (26), das 18 às 21h, tem a 6ª edição da Mostra Gourmet Ajeum do Benin na Casa do Benin. Desta vez, o evento comandado pelas chefs Ana Célia Batista, do Zanzibar, e Angélica Moreira, do Ajeum da Diáspora, vai comemorar a Consciência Negra. O menu servido é completo, com entrada, prato principal e sobremesa, e o valor é R$30. Também serão servidos cerveja, refrigerante e batidas, que serão vendidos à parte.

Também nesta quinta-feira, o grupo Resistência Poética leva poesia para as ruas, bares e restaurantes do Pelourinho, das 19 às 21h, pela ação Poesia no Pelô. Formado por oito jovens moradores de diversos bairros periféricos de Salvador, o grupo utiliza os versos para promover informação e reflexão sobre temas, como racismo, machismo, discriminação, entre outros.

Mais música - Nesta última sexta-feira do mês (27) tem Roda de Samba no Largo do Santo Antônio, com Grupo Botequim. A apresentação acontece das 20h às 23h e terá como convidado Seu Reginaldo de Itapuã.

O guitarrista, bandolinista, compositor e professor Ricardo Marques vai dar o start na ação Música nas Esquinas na sexta-feira (27), das 18 às 19h, no Cruzeiro de São Francisco. Com 30 anos de carreira, o músico já fez trilhas para teatro, tocou no carnaval baiano e acompanhou grandes personalidades, como Daniela Mercury, Elza Soares, Jorge Zarath, entre outros.

No sábado (28), o grupo de samba de roda Fogueirão se apresenta das 19 às 20h30 nas ruas do Pelourinho. A Associação Cultural Fogueirão surgiu na região da Avenida Vasco da Gama, na década de 1980, e se apresenta durante os festejos juninos. Além de se apresentar no bairro e adjacências, o grupo realiza concurso de samba junino no Engenho Velho da Federação, a Lavagem da Rua 11 de Agosto na Avenida Vasco da Gama e participa de festas populares, como o Carnaval, Lavagem do Bonfim e a Festa de Iemanjá.

No domingo (29), das 18 às 19h, o guitarrista, compositor e bandolinista Fred Menendez se apresenta na Cruz do Pascoal. Conhecido por sua habilidade em tocar guitarra baiana, o músico possui uma discografia contendo cinco álbuns autorais e já participou de festivais na Europa, como o Chietinstrada Buskers Festival, na Itália. Além disso, já desenvolveu projetos relacionados à música instrumental em Salvador, como o “Domingos Instrumentais” na Ponta do Humaitá e foi o idealizador do Rixô Elétrico, uma espécie de carro movido a pedais, em que podem ser realizadas apresentações musicais de médio porte em espaços públicos.

Concerto nas Igrejas e Programação Infantil - A atração do Concerto nas Igrejas é o Coral Ecumênico da Bahia, que se apresenta domingo (29), das 11 às 12h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. O coro é um projeto do Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão (Cepesc), conta com a regência do maestro Ângelo Rafael e a participação de voluntários de diversas confissões religiosas, tendo como proposta cantar a diversidade cultural e a pluralidade das religiões brasileiras.

Na tarde do domingo, às 16h, o Projeto Ibeji entra em ação no Cruzeiro de São Francisco na Programação Infantil. Coordenado pelos atores Cássia Valle e Leno Sacramento, o grupo é composto por músicos, atores, dançarinos, artistas plásticos e arte-educadores que realizam diversas performances artísticas para a criançada.

Mais atrações - A exposição “Casarios”, de Diógenes Simões, se mantém em cartaz na Casa do Benin até a próxima segunda (30). O artista, que nasceu do Pelourinho, exprime em suas telas sua percepção sobre o local, com destaque para as edificações históricas, e faz um paralelo com a arquitetura presente em São Cristóvão - Sergipe, cidade que também possui patrimônio tombado pela Unesco. Além disso, a mostra apresenta obras com ilustrações de natureza morta, praias e retratos, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

Continuam abertas as inscrições para a oficina de Bordados Barafunda, ministrada pela Ekede Itana todas as quintas-feiras, até dezembro. Nas aulas, os alunos aprendem a fazer bordados tradicionais feitos à mão, conhecidos como barafundas, bainha aberta ou asa de mosca, que eram desenvolvidos pelas mucamas para ornamentar as roupas das senhoras na época de escravidão e cuja prática está entrando em desuso. A mensalidade custa R$40.



Notcias Relacionadas

  • Aberta exposição em memória a Irmã Dulce no Centro Cultural Solar Ferrão

  • Inscrições para curso gratuito de empreendedorismo encerram nesta quinta-feira

  • Música e diversidade marcam semana da Consciência Negra no Pelô

  • Televisão: identidades regionais são conectadas na série Criativos.BR

  • Monólogo de Matheus Nachtergaele faz temporada na Caixa Cultural Salvador

  • Em encontro com ministro da Cultura, produtores e Cineastas defendem mais incentivo para o setor no Centro Oeste, Norte e Nordeste

  • Vídeo: Feira Agroecológica da Ufba incentiva a alimentação saudável

  • Festival de Chocolate expõe produtos da agricultura familiar em Ipiaú

  • Carnaval 2017: vereadora pede o cumprimento da Lei Antibaixaria

  • ACM, Darwin e o Carnaval

  • Jornalismo Cultural em Pauta: Albenísio Fonseca lança livro em Salvador

  • TVE Bahia exibe quarta temporada da série Bahia de Todos os Cantos

  • Festival da Cultura Japonesa leva tradições orientais ao Parque de Exposições

  • Símbolo da contracultura, Edy Star, ganha cinebiografia

  • Bahia ganha rede de pesquisa, ensino e extensão em agricultura familiar

  • PM vai oferecer cursos gratuitos de capoeira, teatro e música

  • Dia da Baiana de Acarajé tem missa, cortejo e samba no Centro Histórico

  • Osba realiza concerto gratuito na Igreja de São Francisco

  • Jam no MAM recebe Ricardo Herz Trio em sessão especial de improvisações


  • ComentriosComentar Notcia
    L0Om8bCr0K
    01/03/2017 03:14
    Dicevoersd your content extremely exciting in fact. I actually really enjoyed browsing it and you make very some fantastic points. I’ll bookmark this web page for that potential! Relly great article.
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE