![]() 24/03/2018 14:12 Participação feminina na política foi debatida na Câmara Municipal Salvador Sessão regimental marcou passagem do Dia Internacional da Mulher
![]() Com o tema Mulheres na Política, a Câmara Municipal de Salvador promoveu sessão regimental, na tarde desta sexta-feira (23), para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março). O evento foi também mais um momento de homenagem à memória da vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ), assassinada dia 14 de março. Em vários pronunciamentos, além da cobrança pela apuração rigorosa do crime, a constatação de que é preciso reforçar a presença feminina nos diferentes espaços de poder, sobretudo no Legislativo.
O evento foi organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB). “Na história desta Casa, apenas 32 mulheres ocuparam estas cadeiras (mandatos) e na atual legislatura somos apenas 8 entre 43 vereadores. Precisamos de mais mulheres que lutem pelas nossas causas”, frisou a presidente. Prêmio Laurentina Pugas - As demais integrantes do colegiado também compuseram a mesa e indicaram homenageadas para receber o Prêmio Laurentina Pugas, em referência à primeira mulher a ocupar uma cadeira na Casa. A vice-presidente da Comissão, Cátia Rodrigues (PHS), fez questão de frisar que nunca se sentiu discriminada na Câmara e que as mulheres devem acreditar em seus sonhos e na capacidade de realizá-los. Ela premiou a professora Lúcia Almeida Cerqueira, de 95 anos de idade, que conheceu a vereadora mais antiga de Salvador.
Duas atletas foram escolhidas para a premiação: a pugilista olímpica Adriana Araújo, e a nadadora paralímpica Verônica Almeida. A professora Rodenice Santana, diretora de escola na rede estadual, foi a indicada de Marta Rodrigues (PT), e a protetora de animais Gilce Santana, que abriga mais de 100 resgatados em sua casa, foi homenageada por Ana Rita Tavares (PMB). Como maior representante do Abrigo Animais Aumigos, Gilce foi a nossa homenageada pelo belo trabalho que faz por lá, salvando a vida de tantos animais inocentes. Contamos, ainda, com presença da ilustre desembargadora Nágila Britto, que votou a favor da proibição dos jegues na Lavagem do Bonfim", saudou Ana Rita. ![]()
|
PUBLICIDADE![]() ![]() ![]() |
PUBLICIDADE![]() |
![]() |
![]() |