Comunicar Mais      
Escritoras baianas são protagonistas de nova série para TelevisãoCultura / Lazer    Imprimir

10/04/2018 20:00
Escritoras baianas são protagonistas de nova série para Televisão
Com formato documental, produção vai discutir o papel e o espaço da mulher na literatura e seu protagonismo na arte e na sociedade

Lucas Figueredo 0 comentrio          

As mulheres são as figuras principais de Cartas Para... - a série, escritoras baianas. Com formato documental, a produção vai discutir questões como o papel e o espaço que as mulheres ocupam na literatura e o protagonismo da mulher na arte e na sociedade e debater as barreiras, lutas e vitórias femininas, por meio da trajetória de três escritoras e poetisas baianas: Lívia Natália, Raiça Bomfim e Maria Maya Pataxó Hãhãhãe.

Em um tempo em que tudo é resolvido por troca de mensagens via aplicativos, a série terá como principal dispositivo as cartas que as protagonistas trocarão entre elas ao longo dos seis episódios da série. “Em cada episódio as escritoras serão instigadas a escrever uma carta com uma provocação comum e que permeará o episódio e direcionará os discursos delas. Então, muito mais que um elemento simbólico, as cartas são um signo e um alerta sobre vozes que foram abafadas, mas também sobre vozes que encontraram seus meios para falar, cantar ou gritar”, explica Vânia Lima, diretora da série.

Para Lívia Natália, poetisa, escritora e uma das protagonistas da série, Cartas Para... é uma grande oportunidade de dar luz à participação da mulher nas artes de um modo geral. “Essa série tem uma proposta muito potente de dar visibilidade ao trabalho das mulheres. As pessoas estão acostumadas a ver as mulheres na arte da porta pra fora e em Cartas Para teremos a oportunidade de mostrar o processo criativo e a arte produzida pela mulher, quebrando certos estereótipos. Essa é a grande força da série”, define.

Cartas Para... a série, escritoras baianas é protagonizada pelas mulheres também nos bastidores e conta com roteiros de Fábia Calasans, Denise Firmo, Ailly Cavalcanti e Mariana Trindade, produção de Daiane Rosário, direção de Vânia Lima e assistência de direção de Petla Vasconcelos.

Produzida pela Lima Comunicação, empresa do Grupo Têmdendê, Cartas Para... a série, escritoras baianas foi selecionada pelo Edital Setorial do Audiovisual – 2016, da Fundação Cultural do Estado da Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia. As gravações tiveram início no mês de março em Salvador.

 



Notcias Relacionadas

  • Expedição Nordeste: novo programa do SBT destaca a cultura e belezas naturais da região

  • Em encontro com ministro da Cultura, produtores e Cineastas defendem mais incentivo para o setor no Centro Oeste, Norte e Nordeste

  • Criativos.Br: Nova série brasileira promete um passeio pelo mundo da moda e da cultura

  • NordesteLAB: TêmDendê Produções aprova cinco projetos para a rodada de negócios do evento

  • Projeto da TêmDendê Produções será apresentado em seminário da Ancine

  • Coprodução de produtoras baianas leva Ingra Liberato de volta à TV

  • Em sua 4ª temporada, 'Bahia de Todos os Cantos' mostra curiosidades do estado

  • Produtora baiana é a única da região Nordeste com edital aprovado pela Ancine

  • Cineasta Ruy Guerra dirige série de produtora baiana

  • TVE Bahia exibe quarta temporada da série Bahia de Todos os Cantos

  • Região Nordeste tem destaque na tela do SBT

  • Bahia é destaque no mercado audiovisual com dois projetos aprovados pela Ancine

  • Televisão: “Forrobodó” será exibido na Paraíba


  • ComentriosComentar Notcia

    Ainda no existem comentrios para esta notcia.
    Seja o primeiro a comentar!
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE