Comunicar Mais      
Castramóvel realiza atendimento no Imbuí durante todo mês de setembroGrande Salvador    Imprimir

02/09/2018 14:38
Castramóvel realiza atendimento no Imbuí durante todo mês de setembro
Clínica móvel de esterilização começa atendimento na segunda-feira (3)

Redação CM 0 comentrio          

O Castramóvel, serviço gratuito de castração de cães e gatos ofertado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), atenderá a população do bairro do Imbuí a partir desta segunda-feira (3). A clínica móvel permanece no local até o dia 28 de setembro, estacionado no 12º Centro de Saúde (CS) Alfredo Bureau, localizado na Rua Jaime Sapolnick, s/n – Marback.

Devido a uma manutenção no equipamento durante os dias 03 a 07 de setembro, apenas cadastramento e triagem vão ser realizados pelos profissionais. O procedimento cirúrgico será iniciado a partir da segunda-feira (10). Em 2018, mais de 3,5 mil cirurgias foram realizadas pelo Castramóvel. Para o procedimento, o animal precisa ter tomado a vacina antirrábica, ter entre seis meses e cinco anos de vida, peso superior a um quilo, e as fêmeas não podem estar em período gestacional


É necessário comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação do animal. O horário de atendimento é das 8h às 12h, com distribuição de 100 fichas. Cada pessoa pode levar até três animais. Nas terças e segundas-feiras, os profissionais realizam a triagem dos animais. Já as cirurgias são realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras.

Balanço – Desde 2013, ano em que o Projeto de Indicação inédito na Bahia da vereadora Ana Rita Tavares (PMB) - (PIN 4.335/2013) foi aprovado na Câmara Municipal, o ônibus percorreu 30 bairros da capital, alcançando em agosto deste ano 30 mil castrações. Segundo Aroldo Carneiro, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), quanto maior adesão à castração dos animais, maior o controle de natalidade e combate à reprodução descontrolada dos animais, evitando o abandono em via pública.


“Quanto menos animais abandonados nas ruas, menos riscos de transmissão de doenças para os seres humanos. É importante sensibilizar a população que o abandono de animais é crime, e quem testemunha um animal sendo abandonado deve denunciar em delegacia de polícia” salientou o veterinário do CCZ, Aroldo Carneiro.



 


Notcias Relacionadas

  • Ana Rita Tavares cobra ao Centro de Zoonoses assistência aos animais de rua de Salvador

  • Castramóvel segue para Cajazeiras X no mês de maio

  • Castramóvel segue atendimento em Plataforma até março

  • Salvador faz 1,6 mil castrações de cães e gatos por mês

  • Hospital Público Veterinário de Salvador mais perto da realidade em 2017

  • Castramóvel realiza atividades no Parque do Abaeté durante mês de agosto

  • Ataques de morcegos deixam Prefeitura em alerta

  • Castramóvel chega à Boa Vista de São Caetano e esteriliza animais até o final de julho

  • União protetora dos animais da Bahia apreensiva com suspensão de guias de castração para ONGs

  • Castramóvel pode ter sua segunda unidade em 2016

  • Vacinação antirrábica chega a mais três bairros de Salvador


  • ComentriosComentar Notcia

    Ainda no existem comentrios para esta notcia.
    Seja o primeiro a comentar!
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE