Comunicar Mais      
Respirar pelo nariz na yoga pode desaceleraras ondas cerebraisCiência & Tecnologia    Imprimir

04/09/2018 02:21
Respirar pelo nariz na yoga pode desaceleraras ondas cerebrais
Estudo foi apresentado em Berlim na conferência da Federação das Sociedades Europeias de Neurociência

Redação CM* 0 comentrio          

A técnica de respirar lenta e profundamente pelo nariz é muito comum durante a prática de yoga. A eficácia do método pode estar relacionada a nervos dentro do nariz, que passam a disparar em frequência parecida, induzindo partes do cérebro a fazerem o mesmo, de acordo com reportagem publicada na revista Newscientist.

Ainda não se sabe ao certo para quê servem as ondas cerebrais, mas a frequência delas costuma indicar nosso estado de atenção – são mais lentas quando dormimos, mais rápidas quando despertos. A partir desse fato, o psicólogo Andrea Zaccaro, da Universidade de Pisa, na Itália, decidiu testar se são afetadas pela respiração. A equipe de pesquisadores liderada por ele pediu que 16 praticantes de yoga respirassem 2,5 vezes por minuto, pela boca ou pelo nariz, durante 15 minutos, e depois preenchessem um formulário com escala de avaliação utilizado para avaliar diferentes aspectos da consciência. Embora não tenham sido medidas ondas cerebrais nesse experimento, verificou-se que praticantes de yoga atingiam estado meditativo mais rápido respirando pelo nariz do que respirando pela boca.

É possível que os resultados sofram influência de “efeito placebo”, uma vez que os praticantes de yoga sabem que a prática “correta” é respirar pelo nariz. O estudo foi apresentado em julho, em Berlim, na conferência da Federação das Sociedades Europeias de Neurociência.


*Reprodução Ciência na Rua


ComentriosComentar Notcia

Ainda no existem comentrios para esta notcia.
Seja o primeiro a comentar!
PUBLICIDADE






PUBLICIDADE