Comunicar Mais      
Vereadora de Salvador critica Fenagro após morte de cavalo por choque elétricoPolítica    Imprimir

02/12/2015 10:00
Vereadora de Salvador critica Fenagro após morte de cavalo por choque elétrico
Para Ana Rita Tavares, evento não está preparado para lidar com vidas

Redação CM 1 comentrio          

Após o incidente que causou a morte de um cavalo devido a um choque elétrico, em uma das baias da Feira Internacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro), na segunda-feira (30), a vereadora de Salvador, Ana Rita Tavares (PMB) fez críticas ao evento.

Para a parlamentar eleita com a bandeira da defesa dos animais, a morte do cavalo é "um indicativo claro e incontestável da falta de estrutura para a realização desse evento que lida com vidas". 

Ainda para a edil, antes de ser considerado pelos proprietários um "bem de valor pecuniário expressivo", o cavalo é uma vida que foi ceifada devido ao desleixo da organização da feira. "Fios expostos demonstram a negligência no trato com o bem estar e a saúde dos animais que estão ali sob a tutela dos seres humanos", diz Ana Rita. Para ela, o Governo do Estado, que apóia a Fenagro, também deve ser responsabilizado. 


Forró do Cardeal (Divulgação FB)

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), chegou a interditar o evento no dia da morte do animal, mas liberou o alvará de funcionamento na feira na terça-feira (1º), após a organização do evento entregar a documentação que faltavam para comprovar as vistorias feitas pela Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.

Morte - Segundo os funcionários da feira, que estavam de plantão no domingo à noite no Parque de Exposições, Forró do Cardeal, como era chamado o cavalo da raça manga larga marchador, estava dentro da quarta baia, quando teve contato com uma fiação elétrica exposta. Assim que o animal tocou no fio desencapado morreu na hora com o choque.

Na página do Haras Caraíba no Facebook, proprietários lamentaram a morte do animal avaliado em R$ 200 mil e vencedor de mais de 70 prêmios: "Estou vivendo um dos piores momentos da nossa criação! Nosso 'Forró do Cardeal' acaba de morrer eletrocutado !!!!!! Acreditem!!! Absurdo!!! Eletrocutado na baia da Fenagro 2015!!!! Uma feira que se diz uma das maiores do Brasil!!!! Sem nenhuma estrutura pra receber nossos animais e com Gambiarras que matam nossos cavalos e poderiam matar nossos peões ou proprietários!!!! Absurdo!!!", diz a postagem. 

Já o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), determinou a apuração das circunstâncias que provocaram a morte do cavalo. “Imediatamente após tomar conhecimento da morte do animal, entrei em contato com a organização da Fenagro e determinei a apuração rigorosa do fato, com o objetivo de identificar os responsáveis pela falha no sistema elétrico. Nossa prioridade é garantir a segurança das pessoas e dos animais que participam do evento no Parque de Exposições e vamos continuar acompanhando esse caso de perto”, afirmou o titular da Seagri, Vitor Bonfim.

O problema elétrico foi solucionado e a organização da Fenagro garantiu tomar as medidas cabíveis para responsabilizar a empresa que montou as baias móveis na tradicional feira da agropecuária baiana, realizada há 28 anos no Centro de Exposições de Salvador. 

A Fenagro segue até o próximo domingo (6) e tem a estimativa de movimentar cerca de R$ 100 milhões em negócios este ano.
    


Notcias Relacionadas

  • Abate de Jumentos: CPI dos Animais repudiou caso semelhante no Rio Grande do Norte

  • Portaria que regulamenta abate de jumentos prevê a morte de 2 mil animais até o final do ano

  • Prefeitura autua lojas e apreende bens na Liberdade por ocupação irregular de calçadas

  • Prefeitura remove demarcações irregulares de "pistão" em Cajazeiras X

  • Operação Verde Limpo investiga esquema de fraudes em licitações ambientais em Salvador

  • Obra no Corredor da Vitória é embargada para evitar dano ambiental


  • ComentriosComentar Notcia
    emBAB10KHLC
    01/03/2017 01:38
    Esirata buieno eso de un spa gatuno, Nila... Yo se de cierto gato gordo que buena falta le haria meterse al sauna =)Yo tengo las manos mucho mas bonitas ejem ;)
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE