Comunicar Mais      
 
Sinos da Igreja da Conceição da Praia voltam a tocar simultaneamente depois de 30 anosCultura / Lazer    Imprimir

07/02/2021 23:23
Sinos da Igreja da Conceição da Praia voltam a tocar simultaneamente depois de 30 anos
Com 147 anos de fundação completados no último dia 8 de dezembro, igreja da Conceição da Praia é a sétima a ser contemplada pelo Resgate dos Sinos

Redação CM 0 comentário          

Sem funcionar por mais de 30 anos, os 16 sinos da Basílica Santuário Nossa Senhora Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador, voltaram a ecoar, com a ajuda de um sistema totalmente automatizado, na manhã deste domingo (2).

O vice-governador João Leão esteve no santuário e acompanhou a inauguração dos equipamentos, que foi marcada por uma missa celebrada pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Sérgio Rocha. “Vamos dobrar os sinos! É uma coisa maravilhosa a Bahia voltar a ter essa dobração. Fico muito feliz de viver esse momento. Já são nove igrejas passando por esse processo. Viva à Bahia”, comemorou Leão.

Reativação - A articulação que permitiu a instalação do moderno sistema e a reativação dos sinos foi feita pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), por meio do projeto Resgate dos Sinos. “A Conceição da Praia é a padroeira da Bahia e esta igreja é a única com 16 sinos  de diferentes pesos e tamanhos e isso permite que os equipamentos toquem música sacra, algo inédito no Brasil e tudo isso faz com que seja um dia muito especial”, enfatizou o titular da pasta, Fausto Franco.

Com a instalação deste novo sistema, os 16 sinos podem tocar simultaneamente e são capazes de tocar até músicas sacras, como pôde comprovar os que assistiram à missa deste domingo. “A volta dos sinos, para nós, é motivo de celebração. Os sinos estão conosco desde o início da nossa história e não podiam se apagar. Agora, em plena pandemia, eles trazem alegria e esperança”, revelou a juíza da Irmandade da Basílica, Marília Gabriela.

Com 147 anos de fundação completados no último dia 8 de dezembro, a igreja da Conceição da Praia é a sétima a ser contemplada pelo Resgate dos Sinos. Ao todo, seis templos da capital já foram beneficiados: Igreja da Ajuda; de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; de Nossa Senhora da Graça; de Santo Antônio da Barra; de São Domingos de Gusmão; e do Santíssimo Sacramento do Passo. No interior, a primeira foi a de São João Batista, no Quadrado de Trancoso, em Porto Seguro. 


Notícias Relacionadas

  • Turismo comunitário é tema de encontro no bairro do Uruguai


  • ComentáriosComentar Notícia

    Ainda não existem comentários para esta notícia.
    Seja o primeiro a comentar!
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE