Comunicar Mais      
 
Foguete chinês descontrolado deve entrar na atmosfera da Terra neste fim de semanaMundo    Imprimir

06/05/2021 14:38
Foguete chinês descontrolado deve entrar na atmosfera da Terra neste fim de semana
Módulo pode cair em qualquer parte do planeta. Local exato de reentrada do equipamento só será determinado algumas horas antes de ocorrer

Agência Brasil 0 comentário          

Os Estados Unidos (EUA) estão acompanhando o trajeto de um foguete chinês descontrolado que deve reentrar na atmosfera da Terra no fim de semana. Há receio de onde alguns dos destroços poderão cair.

O foguete chinês foi utilizado no lançamento de um módulo que marca o início do plano de Pequim, de construção de uma estação espacial que deve ficar completa no fim de 2022.

O módulo foi lançado em um dos maiores foguetes de transporte que a China tem, precisamente o mesmo que está agora em queda descontrolada, de acordo com o Pentágono.

O local exato de reentrada do equipamento só pode ser determinado algumas horas antes de ocorrer, de acordo com o Esquadrão de Controle Espacial norte-americano.

Apesar de a maior parte dos destroços acabar por se incendiar na entrada na atmosfera, o tamanho do foguete, de 22 toneladas, cria o receio de que algumas partes podem não se desintegrar e eventualmente atingir áreas da Terra.

Apesar de tudo, o risco é pequeno. Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, disse que a situação não deve criar grandes problemas. "Acho que as pessoas podem ficar descansadas. O risco de atingir alguma coisa ou alguém é muito pequeno. Pode acontecer, mas não perderia o meu sono por causa dessa possibilidade tão pequena". 

O astrofísico diz ainda que a melhor aposta sobre onde os destroços vão cair é no oceano Pacífico, simplesmente "porque ocupa o maior espaço da Terra".


Notícias Relacionadas

  • Vacinas, 5G e Tutela

  • China descarta mudanças por plano de Trump de levar fábricas para os EUA

  • Milionário usa fortuna para comprar matadouro e criar abrigo para salvar cães

  • Japão alerta China sobre deterioração de laços por disputa no Mar do Leste da China

  • Macau terá maior ponte do mundo que ligará Hong Kong e Zhuhai sobre o mar

  • Foguete da Coreia do Norte coloca objeto no espaço e irrita vizinhos e EUA


  • ComentáriosComentar Notícia

    Ainda não existem comentários para esta notícia.
    Seja o primeiro a comentar!
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE