Torcedores poderão assistir a todos os 51 jogos da competição; Bahia de Feira e Jacobina, jogam a partir das 16h, Itabuna e Atlético, às 18h30
Redação Mais – Com a presença de torcedores, atletas e dirigentes dos times, além de prefeitos, foi anunciada a maior transmissão da história do Campeonato Baiano em parceria com a FBF. Participarão Atlético, Bahia (atual campeão), Bahia de Feira, Barcelona, Itabuna, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória. A emissora transmite os dois primeiros jogos do torneio neste domingo (14), entre Bahia de Feira e Jacobina, a partir das 16h, e Itabuna e Atlético, às 18h30. A rodada continua na quarta-feira (17), com três partidas na tela da TVE. As transmissões iniciam às 17h com Barcelona e Juazeirense.
Às 19h15, a bola continua rolando com Jacuipense e Vitória e, às 21h30, com Bahia e Jequié, encerrando a rodada. “Hoje, a parceria da TVE com o futebol baiano é a principal, independente de outros patrocínios, mas é ali que a gente consegue realmente transmitir, levar emoção, a cada telinha, a cada casa das pessoas que estão impedidas, por algum motivo. A TVE tem um papel fundamental para que a gente possa levar essas transmissões e levar o entretenimento para todos”, declarou o presidente da FBF, Ricardo Lima.
Baiano, de Vitória da Conquista, o atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, fala da emoção ao acompanhar o campeonato estadual, direto de Paris, quando esteve, a trabalho, na França, graças a transmissão da TVE. “Isso diz tudo, (a transmissão dos jogos pela TVE) expandiu para o mundo inteiro e todos os jogos do campeonato estadual, seja da série A, da série B, do feminino, das divisões de base, intermunicipal, são um sucesso pleno e eu acho que o torcedor baiano está bem assistido através da emissora e eu quero parabenizar por mais esse avanço e por mais essa consolidação desse contrato”, enfatizou o presidente.
A secretaria Adélia Pinheiro – ao falar sobre a especificidade da Bahia, cujo sistema de rádio e de televisão públicos está vinculado à Secretaria de Educação, – lembrou da importância da ampliação do sinal, também para a transmissão dos jogos do Campeonato Baiano. “A comunicação pública é um canal específico dedicado à educação, comunicação transparente, informação das políticas públicas da população. Então, é muito importante ter a TVE chegando a mais 100 municípios, alcançando 13 milhões de baianas e baianas, trazendo para a sua programação a transmissão do Campeonato Baiano, que mobiliza toda a população baiana em torno, fazendo com que tenhamos um canal potente de comunicação, de políticas públicas, de informação, de interesse da população, chegando a um maior número de pessoas”, pontuou a titular da SEC.
O diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves, destaca a programação da TVE e da TV Educa Brasil para os 100 municípios baianos que passam a receber o sinal: “a partir de hoje, estas cidades conseguem acompanhar, em sinal digital aberto e gratuito, a TVE, com a sua programação diversa, que tem desenho para criança, tem jogo de futebol do campeonato baiano, tem filmes, séries, tem documentários. Mas tem, também, noticias da Bahia”.
Na primeira fase, as equipes integram um único grupo e disputam partidas entre si durante nove rodadas. Os quatro primeiros colocados avançam às semifinais e se enfrentam em partidas de ida e volta.
Atual campeão baiano, o Bahia conquistou o seu quinquagésimo título da competição em 2023, na final contra o Jacuipense. O time vai em busca do bicampeonato, em partida de estreia em casa, contra o Jequié. O presidente do Esporte Clube Bahia, Emerson Ferretti, lembra que a TVE presta um grande serviço ao futebol a partir da transmissão do Campeonato Baiano. “Os clubes do interior quase nunca têm visibilidade, a não ser quando jogam contra Bahia e Vitória. E é um dia só. Então, é importante que quando eles se enfrentem, e a TVE faz isso muito bem, a transmissão da totalidade dos jogos, para que todo mundo tenha as mesmas oportunidades, principalmente de visibilidade”, concluiu Emerson.
Para a vice-presidente da Associação Desportiva Bahia de Feira, Mayara Correia, o alcance que a TVE tem na Bahia, fora da Bahia, para as pessoas que estão no exterior e acompanham os jogos, é um grande diferencial. “Recebemos muitos relatos de pessoas de outros estados que conheceram o Bahia de Feira, acompanhando pelo YouTube, ou pela TV aberta, e passaram, de alguma forma, a ter, também, o Bahia de Feira como um time do coração, talvez um segundo time do coração. Isso é muito importante porque aproxima o torcedor do Bahia de Feira”, conta.
A cobertura na TVE terá narração de Valter Lima, Rainan Peralva, com comentários de Rodrigo Araújo, e inclui, ainda, conteúdos exclusivos no Instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e Twitter.com/tvebahia. Os torcedores poderão acompanhar todas as partidas, ao vivo, no canal do YouTube (/tvebahia), seguir o canal oficial da emissora no Whatsapp, além de interagir pela mesma rede através do número 71 99626 0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente, às 12h) e TVE Notícias (diariamente, às 18h30) fazem a cobertura especial da competição.
Serviço
Campeonato Baiano começa domingo com transmissão exclusiva da TVE
Primeira Rodada
Bahia de Feira x Jacobina
Domingo (14), às 16h
Itabuna x Atlético
Domingo (14), às 18h30
Barcelona x Juazeirense
Quarta (17), às 17h00
Jacuipense X Vitória
Quarta (17), às 19h15
Bahia X Jequié
Quarta (17), às 21h30
Onde: TVE e Youtube.com/tvebahia