Anuncio

Publicidade

Bike Salvador ganha mais nove estações e serviço é ampliado após parceria com a Uber

Empresa tornou-se parceira do sistema em junho do ano passado e, desde então, mais de 7,1 mil viagens foram realizadas apenas pelo app da multinacional americana

(Foto: Bruno Concha / Secom PMS)

Redação Mais – O sistema de bicicletas compartilhadas do Bike Salvador ganhou mais nove estações para a retirada das “laranjinhas”, entre as regiões do miolo, centro e orla marítima. Além disso, os usuários que utilizam a plataforma passaram a contar com mais uma opção para o aluguel dos veículos, através do aplicativo da Uber.

A empresa tornou-se parceira do sistema em junho do ano passado e, desde então, mais de 7,1 mil viagens foram realizadas apenas pelo app da multinacional americana. Por ele, soteropolitanos e turistas podem solicitar uma bicicleta escolhendo a opção “Duas Rodas”, na tela inicial. Em seguida é necessário selecionar a estação na qual o usuário se encontra no momento e escanear o QR Code da bike desejada. Vale ressaltar que o app Bike Itaú prossegue na operação.

619 bicicletas – A ação integra o conjunto de investimentos feitos pela capital baiana para estimular o uso do modal de transporte sustentável. O sistema de bicicletas compartilhadas atualmente tem, ao todo, cerca de 400 unidades convencionais e 219 elétricas.

Todas elas podem ser retiradas nas 60 estações, incluindo as nove que entraram em funcionamento na cidade nos seguintes locais: Campo Grande II (esquina com a Rua Banco dos Ingleses), Rua Professor Sabino Silva (esquina com Avenida Oceânica), Avenida Anita Garibaldi, duas na Pituba (Praça Belo Horizonte e acesso à estação BRT), além de Itaigara (junto à faixa de pedestres para acesso à estação BRT).

As demais estações estão em Armação (próxima à faixa de pedestres junto ao supermercado Bompreço), Alameda Salvador (próximo ao Shopping Salvador) e Praça Castro Alves (em frente à base de polícia, próximo ao Teatro Glauber Rocha). Em função do Carnaval, quatro dessas nove estações (Anita Garibaldi, Praça Castro Alves, Sabino Silva e Campo Grande II) serão realocadas temporariamente.

Bikes elétricas – As bicicletas elétricas começaram a ser incorporadas ao Bike Salvador nos últimos quatro meses. Robustas, elas têm velocidade limitada a 25 km/h, autonomia para funcionar por até seis horas, e tecnologia de pedal assistido, que é acionada ao simples pedalar, facilitando a locomoção em ladeiras e terrenos íngremes. São os mesmos modelos que estão disponíveis em cidades como Nova Iorque, Londres, Chicago, Dubai e Barcelona.

Em dez anos, o sistema Bike Salvador acumula mais de 5,9 milhões viagens e 490 mil de usuários cadastrados, segundo dados do Movimento Salvador Vai de Bike (MVSB). “As pedaladas proporcionadas pelo sistema em 2023 somaram 6,2 milhões de quilômetros rodados, o equivalente a mais de 210 voltas ao mundo de bicicleta, o que economizou potencialmente mais de 450 toneladas de CO² que seriam dispensados na atmosfera”, compara Liana Oliva, coordenadora do MVSB.

Autismo Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval 2024 CBF Chuvas Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Entorpecentes Estupro Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Israel Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Mulheres Música NAC Bahia Nordeste PCD PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São Paulo Ufba Uruguai

Anuncio

Publicidade