Árvores do canteiro central da via tiveram seu entorno coberto completamente por cimento; André Fraga pede que plantios sigam orientações do Manual Técnico de Arborização Urbana
Redação Mais – A Prefeitura de Salvador ajustou os plantios e áreas de requalificação em volta das árvores na Avenida Afrânio Peixoto, a Suburbana. Após orientação do vereador André Fraga (PV), a pasta refez as orlas, área permeável em volta do tronco da árvore, e vai selecionar espaços para o plantio de novas mudas. Antes, as árvores do canteiro central da via tiveram seu entorno coberto completamente por cimento.
Isso aconteceu por causa de um erro da empresa que executa o serviço, segundo o parlamentar. “Assim que o nosso mandato tomou conhecimento da realidade, acionamos imediatamente a Transalvador e cobramos uma solução. Quando eu era secretário da Secis, criamos o Manual Técnico de Arborização Urbana de Salvador que dá orientações muito claras de que episódios como esse não podem acontecer”.
Esse manual foi lançado em 2017 e orienta que a área mínima do canteiro, no momento do plantio, não poderá ser menor do que 0,40 x 1,0 metro, devendo aumentar proporcionalmente ao crescimento da árvore, de modo que sempre exista área permeável no entorno do tronco. Fraga garante que vai acompanhar as correções e cobrar para que elas sigam as orientações do manual, que pode ser acessado no link http://biblioteca.fmlf.salvador.ba.gov.br/phl82/pdf/livros/Manu_Arbo.pdf.
“No ano passado, a gente comprovou na minha pesquisa de doutorado a importância das áreas verdes nas cidades, reduzindo a chance de quem mora perto desenvolver diabetes ou hipertensão. Precisamos valorizar esses espaços”, disse Fraga, que é engenheiro ambiental e doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Autismo Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval 2024 CBF Chuvas Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Entorpecentes Estupro Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Israel Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Mulheres Música NAC Bahia Nordeste PCD PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São Paulo Ufba Uruguai