Anuncio

Publicidade

Grupo Botequim convida Josy Baianinha e sambistas para celebrar “Julho das Pretas”

Artistas prometem uma noite cheia de reverência à força feminina no samba nesta sexta-feira (12)

(Foto:: Marina Alfaya)

Redação Mais – Com quase 18 anos de trajetória e símbolo de resistência e afirmação do samba na Bahia, o Grupo Botequim realiza, nesta sexta-feira (12), no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 21h, uma edição especial da roda de samba em referência ao Movimento Julho das Pretas, iniciativa que celebra a luta e as conquistas das mulheres negras com uma série de atividades, como palestras, debates, rodas de conversa, oficinas, mostras de cinema, teatro e música.

Para fazer coro à homenagem, o grupo convida a cantora Josy Baianinha, baiana de acarajé, cantora, compositora e mobilizadora do coletivo Roda de Samba de Mulheres de Itapuã, para um encontro musical com outras vozes marcantes do samba feminino soteropolitano, como Patrícia Ribeiro e Gal do Beco, madrinha da artista santamarense.

Além das canções autorais, o Grupo Botequim promete uma noite cheia de reverência à força feminina no samba com clássicos eternizados nas vozes das mestras do samba, como Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Alcione, Leci Brandão, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, entre outras. Ingressos à venda no Sympla

Para Roberto Ribeiro, fundador, compositor e cavaquinista do grupo, o samba do Grupo Botequim sempre foi pautado na resistência através do samba e do trabalho de pesquisa e tem também compromisso em exaltar esses talentos de mulheres negras. “Não só no mês de julho, mas é necessário que o trabalho destas mulheres negras seja conhecido e reconhecido. O samba é o ritmo símbolo de resistência da cultura negra. E as mulheres negras foram essenciais para que ele pudesse seguir existindo no período pós-escravidão. Sem elas, o samba não existiria hoje”.

Grupo Botequim – Com canções autorais registradas no álbum “Festa no Botequim” (2016), o grupo apresenta um trabalho autoral consolidado, sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país.

O Grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo).

Serviço

Roda de Samba do Botequim
Onde: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo
Quando: 12 de julho (sexta-feira)
Horário: 21h
Ingressos: S
ympla

Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval 2024 CBF Chuvas Cidade Baixa Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Entorpecentes Estupro Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Israel Itabuna Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Mulheres Música NAC Bahia Nordeste Olimpíadas PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro RIo Grande do Sul Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Uruguai

Anuncio

Publicidade