Anuncio

Publicidade

Salvador promove 4ª Festa Literária Arte e Identidade e abre inscrições para Concurso de Escrita Criativa

Até 3 de agosto, gestores de escolas públicas da capital baiana e região metropolitana podem inscrever produções literárias de seus estudantes para concorrer a premiações

(Foto: divulgação)

Redação Mais – A literatura e a arte negra infantojuvenis de Salvador irão mais uma vez celebrar sua potência e representatividade com a realização da 4ª Festa Literária Arte e Identidade, que acontece de 19 a 21 de setembro em espaços culturais do Pelourinho. Mesmo faltando mais de um mês, a movimentação em torno do evento já começou. Estão abertas inscrições para o Concurso de Escrita Criativa – Versos de Identidade, voltado para estudantes de escolas públicas, com prazo até 3 de agosto.

Nesta edição, a Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil traz o tema “Vozes da Periferia: Arte e Literatura Florescem Longe dos Centros” para o debate. “Nas diversas periferias do Brasil, observa-se um florescimento de movimentos culturais que se formam e solidificam. A arte não apenas transforma vidas, mas também confere um significado a elas. Estamos lidando com uma expressão singular, que nos torna capazes de perceber a beleza no abstrato. Promover iniciativas que garantam o acesso à arte nas comunidades é crucial para impulsionar a transformações significativas no mundo”, comenta a idealizadora e coordenadora da Festa Literária Arte e Identidade, Cris Santana.

Serão três dias de rodas de conversa e mesas literárias, contação de histórias, atividades lúdicas, apresentações culturais de artes integradas, lançamentos editoriais, encontro com autores, além de feira de livros e brinquedos afirmativos. As produções artísticas, literárias e culturais que desejem participar da programação podem fazer suas inscrições no Instagram @arteeidentidadeoficial até dia 5 de agosto para análise da curadoria. O objetivo da Chamada Artística é que o universo literário e artístico infantojuvenil ganhe vida em diversas manifestações nos três dias de atividades.

A programação se divide em três eixos, o Artístico, o de Juventudes e o de Infâncias, que têm suas curadorias assinadas pela atriz Cássia Valle, pela escritora e contadora de histórias Helena Nascimento e pela escritora e professora Taísa Ferreira, respectivamente. A curadoria geral é da psicopedagoga, escritora e poeta Karla Daniella Brito. A coordenação pedagógica é assinada pela escritora e poeta baiana Márcia Mendes. “Esse evento é um produto cultural com uma compreensão afrocentrada, que tem como objetivo congraçar, aglomerar e juntar literatura, arte, dança e música de muita qualidade produzida pelos nossos autores, escritores, performers, cantores, artistas, multiartistas, negros, negras e indígenas. A ideia é oportunizar essas juventudes para que se vejam em lugares de potência e em lugares de criatividade. Serão três dias voltados para uma educação festiva, potente e comprometida com as pautas afrocentradas e afroindígenas.”, comenta a curadora Karla Daniella.

A 4ª Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil – Arte e Identidade tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Para democratizar o acesso, evento irá dispor de recursos de acessibilidade, como audiodescrição e interpretação em libras, além de comodidade e segurança para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

(Foto: divulgação)

Versos de Identidade – Até o dia 3 de agosto, gestores (as) e professores (as) de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana podem inscrever sua instituição no Concurso de Escrita Criativa – Versos de Identidade. O objetivo é estimular entre os jovens do Ensino Médio a escrita, a criatividade e o pensamento crítico.

Os estudantes classificados nos 1º, 2º e 3º lugares serão premiados, e uma instituição será selecionada para receber uma oficina exclusiva de Escrita Criativa com o poeta Evanilson Alves. Os poemas concorrentes devem abordar o tema “Vozes da Periferia: Arte e Literatura Florescem Longe dos Centros”.

As etapas do Concurso “Versos de Identidade” são: inscrição da instituição, seleção interna de um representante, envio do material, resultado dos 20 finalistas e etapa final durante a programação da 4ª edição da Festa Literária Arte e Identidade com a apresentação das obras e a escolha dos poemas vencedores.

SERVIÇO
Concurso Escrita Criativa
Para quem: Estudantes de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana
O que: Poemas de identidade sobre o tema “Vozes da Periferia: Arte e Literatura Florescem Longe dos Centros”
Como: Gestores das escolas devem realizar as inscrições.
Onde: Instagram: @arteeidentidadeoficial (Link da Bio)

Chamada Artística
Para quem: Agentes culturais, escritores e artistas
O que: produções artísticas, literárias e culturais
Onde: Instagram: @arteeidentidadeoficial (Link da Bio)

Aviação Bahia Bolsonaro Camaçari Carnaval 2024 CBF Chuvas Cidade Baixa Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Entorpecentes Estupro Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Israel Itabuna Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Mulheres Música NAC Bahia Nordeste Olimpíadas PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro RIo Grande do Sul Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Ufba Uruguai

Anuncio

Publicidade