Anuncio

Publicidade

FAB desmente Globo após emissora afirmar ter tido acesso a áudios da queda de avião em Vinhedo

Reportagem exibida quarta-feira (14) no Jornal Nacional narrava momentos de pânico na cabine da aeronave minutos antes do impacto no solo

(Imagens: reprodução)

Por Wagner Ferreira – Por meio de nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), informou que nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições ou dados dos gravadores da caixa-preta da aeronave da ATR da Voepass, que caiu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo.

O comunicado, feito na noite de quarta-feira (14), desmente a Rede Globo, que em reportagem, veiculada também na quarta-feira, assegurou ter tido acesso, com exclusividade, aos áudios da caixa-preta da aeronave.
A FAB se posicionou horas após a exibição da reportagem no Jornal Nacional.

A tragédia, que aconteceu na sexta-feira (9), vitimou todas as 62 pessoas — 58 passageiros e quatro tripulantes — que estavam a bordo da aeronave modelo ATR 72-500.
De acordo com a nota da FAB, o Cenipa segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pelo Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), que, dentre outras questões, rege as normas do sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.

Confira a nota na íntegra:
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), assegura que nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (09/08).

O Cenipa destaca, ainda, que segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944.

Por fim, a FAB reitera seu compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como pelo respeito à dor dos familiares das vítimas envolvidas no acidente.

Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval 2024 CBF Chuvas Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Entorpecentes Estupro Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Israel Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Mulheres Música NAC Bahia Nordeste PCD PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro RIo Grande do Sul Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São Paulo Ufba Uruguai

Anuncio

Publicidade