Anuncio

Publicidade

Biblioteca da Câmara Municipal de Salvador reúne mais de 4,5 mil títulos

Inaugurada em 2011, biblioteca Professor Jorge Portugal fornece suporte às atividades legislativas e de apoio técnico-administrativo do corpo funcional da Câmara

(Foto: Reginaldo Ipê)

Redação Mais – Por meio da Resolução nº 2963, de 2020, a Biblioteca Legislativa da Câmara Municipal de Salvador, inaugurada em 2011, recebeu o nome de Biblioteca Professor Jorge Portugal. O espaço, vinculado ao Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, é uma biblioteca especializada e funcional, que oferece serviços de pesquisa aos vereadores e servidores, contribuindo para aprimorar as ações do parlamento em benefício da sociedade.

Fonte de acesso à informação e ao conhecimento, a biblioteca está aberta ao público e reúne um acervo com 4.551 títulos de livros, 71 títulos de periódicos, inclusive da área legislativa, e 6.292 exemplares disponíveis para consulta. Localizada na Praça Thomé de Souza, ao lado do Elevador Lacerda, possui uma estrutura moderna, climatizada e oferece aos usuários consulta ao acervo no local. A biblioteca dispõe de espaço para atividades culturais desenvolvidas pela própria biblioteca ou por instituições parceiras.
Como destaca a bibliotecária Normaci Correia, a biblioteca foi criada com a missão original de fornecer aos usuários suporte às atividades legislativas, assim como às atividades de apoio técnico-administrativo do corpo funcional da Câmara. 

“Apesar de ser criada como suporte ao Legislativo Municipal, a biblioteca amplia a sua atuação através de um acervo que atende a todos os públicos, inclusive as crianças”, explica Normaci. Entre outras funções, apoia a criação, o acesso à informação e a preservação do patrimônio documental, histórico e cultural da Casa. 
À comunidade soteropolitana é oferecido o livre acesso a obras que trazem registros do conhecimento e das expressões de diversos escritores, fomentando, assim, o acesso à informação, à pesquisa científica e ao lazer. 

Quem foi Jorge Portugal

Escritor, compositor e ex-secretário estadual de Cultura (2015-2017), professor Jorge Portugal faleceu no dia 3 de agosto de 2020 em decorrência de problemas cardíacos, dois dias antes de completar 64 anos. 
Natural de Santo Amaro da Purificação, município do Recôncavo Baiano, Jorge Portugal mudou-se para Salvador em 1973, onde estudou no Colégio Central e formou-se em Letras pela Universidade Federal da Bahia. 
Durante nove anos, apresentou o programa “Aprovado”, na TV Bahia, voltado para preparação de alunos para o ingresso no nível superior. Poeta e compositor, o educador Jorge Portugal foi parceiro de grandes nomes do cenário musical baiano, como Roberto Mendes em “Só Se Vê na Bahia”, Raimundo Sodré em “A Massa” e Lazzo Matumbi em “14 de maio”. 

Funcionamento da biblioteca

Horário: A Biblioteca Professor Jorge Portugal funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h, e das 13h às 16h. Às sextas-feiras, das 9h às 14h. 
Localização: Está instalada no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Thomé de Souza, s/n – Centro, subsolo da Prefeitura. 
Contato: biblioteca@cms.ba.gov.br; (71) 3320-0336 e 3320-0495.

Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval 2024 CBF Chuvas Cidade Baixa Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Entorpecentes Estupro Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Israel Itabuna Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Mulheres Música NAC Bahia Nordeste Olimpíadas PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro RIo Grande do Sul Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Uruguai

Anuncio

Publicidade