Nova tarifa leva em consideração o resultado dos estudos técnicos da revisão tarifária para o quadriênio 2023-2026

Redação Mais – Andar de ônibus e BRT em Salvador ficará mais caro a partir deste sábado (4). Em dois anos, este é o segundo reajuste. A tarifa passará do valor de R$ 5,20 para R$ 5,60. O novo valor foi publicado em portaria da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (2).
De acordo com a Prefeitura, a nova tarifa leva em consideração o resultado dos estudos técnicos da revisão tarifária para o quadriênio 2023-2026, desenvolvidos pela Arsal, e é equivalente à inflação acumulada desde o último reajuste. A nova tarifa será praticada ao longo de todo o ano de 2025, tanto pelos ônibus urbanos convencionais como pelos sistemas BRT e STEC. Lembrando que, com o uso do Salvador Card, o passageiro pode utilizar até três destes modais, e também o Metrô, pagando apenas uma tarifa, graças à integração.
Em contrapartida, a Prefeitura promete renovar a frota e criar novas linhas nos próximos anos. A previsão para este mês de janeiro, é a chegada à cidade de mais 49 ônibus de 15 metros para o sistema BRT e mais 55 ônibus convencionais equipados com ar-condicionado e motores Euro 6, que economizam combustível e emitem menos poluentes. Com isso, a capital baiana terá 42% da frota composta por veículos novos e climatizados.
Ao longo de 2025, chegarão a Salvador mais 300 ônibus convencionais com ar-condicionado e motor Euro 6, que estão em processo final de aquisição por meio de dois financiamentos já aprovados pela Câmara Municipal. Além disso, a capital baiana ganhará mais 90 veículos elétricos, inclusive com modelos articulados. Assim, a frota renovada passará de 60% ainda neste ano.
Em 2024, a Prefeitura deu sequência ao processo de reestruturação do sistema de transporte público. Foi inaugurado o trecho 2 do BRT, ligando o Parque da Cidade à Estação da Lapa, completando assim o projeto inicial do modal. Também foram colocadas em operação as novas linhas B4 (Pituba x Lapa) e B5 (Rodoviária x Lapa).
As novas linhas se juntaram às B3 (Rodoviária x Pituba via Avenida Paulo VI), B2 (Rodoviária x Praça Nossa Senhora da Luz) e B1 (Rodoviária x Pituba). A frota do BRT recebeu em dezembro os dois primeiros ônibus articulados de Salvador, com 18 metros e capacidade para abrigar quase 150 passageiros, cada. Outros ônibus articulados serão inseridos na frota ao longo deste ano.
Autismo Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Carnaval Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Entorpecentes Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São Paulo trânsito Uruguai