Estratégia para ampliar a mobilidade urbana da capital baiana também envolve o restabelecimento de linhas que haviam sido suspensas ao longo dos últimos anos por conta da integração com o metrô

Redação Mais – Salvador passa a contar com mais 40 ônibus com ar-condicionado, sendo 15 para o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) e 25 para o BRT. A entrega dos veículos foi feita pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, nesta quinta-feira (30), durante solenidade no Jardim de Alah.
As unidades destinadas para o STCO vão atender à região de Paripe-Cocisa, no Subúrbio da cidade, tendo padrão de motorização Euro 6, que são menos poluentes. Já os veículos do BRT alimentarão a linha B5, cujo percurso abrange a Estação Rodoviária até a Lapa, que funcionará de forma plena. Trata-se de veículos maiores que os convencionais, possuindo 15 metros de comprimento e tendo a capacidade de transportar mais passageiros com mais conforto e segurança.
“Esses 40 já vão rodar imediatamente nesses sistemas. Infelizmente, o transporte público, em especial o de ônibus, sofre a maior crise da sua história, por diversas razões. Mas estou trabalhando, também, para a gente achar os caminhos para renovar a frota. Esse, sem sombra de dúvidas, é o maior desafio que eu tenho e nunca escondi isso de ninguém. Além disso, mais outros 74 ônibus chegarão à cidade para o sistema convencional e para o BRT até o final do mês de fevereiro. Com isso, a gente chegará a 42% da frota de ônibus em Salvador com ar-condicionado”, destacou Bruno Reis.

Atualmente, o Sistema de Transporte Coletivo possui cerca de 1,8 mil ônibus, enquanto o BRT passará a contar com 108 coletivos com as novas aquisições previstas.
O prefeito anunciou que até março a Prefeitura deve assinar financiamentos para investir ainda mais neste segmento, sendo um no valor de R$264 milhões com o BNDES para a compra de 300 ônibus, e outro de quase R$500 milhões com o Banco Mundial para a aquisição de 90 ônibus elétricos.
“Ou seja, a Prefeitura vai aportar no sistema quase R$ 800 milhões na compra de novos ônibus. Além disso, este ano, as concessionárias deverão fazer a aquisição de mais 190 ônibus para o STCO, conforme prevê a obrigação contratual. Meu compromisso é que 100% da frota de ônibus de Salvador esteja renovada até 2028”, pontuou.
O secretário Fabrizzio Muller ressaltou que a entrega reforça o compromisso da gestão com a renovação da frota. “Essa é uma entrega importantíssima, que demonstra claramente que a Prefeitura está com objetivos claros de melhorar o transporte público da cidade, transporte esse que vive um momento de muita dificuldade no Brasil. Isso não é segredo para ninguém. A pandemia trouxe consequências que agravaram o transporte, mas temos feito a nossa parte, buscando a renovação da frota”, disse o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller.

Reestruturação – A estratégia para ampliar a mobilidade urbana da capital baiana também envolve o restabelecimento de linhas que haviam sido suspensas ao longo dos últimos anos por conta da integração com o metrô.
A partir de um estudo que a Prefeitura contratou que aponta a demanda e necessidade para usuários do transporte, já foram reativadas linhas do Subúrbio até a região do Itaigara. “Estamos restabelecendo as linhas a partir de um estudo que a Prefeitura contratou que aponta a demanda e necessidade para usuários do transporte. Já retornamos algumas linhas do Subúrbio até a região do Itaigara, e na segunda-feira (3) vamos retornar as linhas de Tancredo Neves e da Engomadeira até a região da Lapa”, declarou o prefeito.
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