Iniciativa visa promover conscientização, sensibilização e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Redação Mais – Em um clima de festa, dezenas de pessoas participaram da Primeira Caminhada pela Inclusão e Acessibilidade da Pessoa Autista. Com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, o evento aconteceu na manhã deste domingo (7), na Avenida Praia de Copacabana, em Vilas do Atlântico.
Com largada no Vilas Tênis Clube, a ação buscou estimular o respeito e a empatia. A saída do evento teve a presença de personagens lúdicos e do grupo de capoeira Esporte por Toda Parte. A caminhada foi organizada pela Fluence Clínica de Desenvolvimento Infantil com diversos parceiros, entre eles, o Grupo Amor Infinito, que oferece apoio a mães de crianças autistas.

A iniciativa visa promover conscientização, sensibilização e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade, e tratar de um tema sério de forma leve. “O respeito é a maior bandeira que podemos defender. Nosso mandato vai trabalhar pelas crianças e jovens autistas e pelas mães atípicas para dar essa rede de apoio na educação, saúde e no social. Vamos criar um Centro de Referência para as Pessoas com Autismo”, frisou a prefeita Débora Regis, que ainda falou sobre a criação de um apoio financeiro chamado Cartão Mãe, para amparar mães que não podem trabalhar fora.

O vice-prefeito e secretário de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (Seculje), Mateus Reis, também participou da ação. “Vamos dizer sim a inclusão das pessoas autistas que precisam do nosso olhar e do nosso cuidado. Essa é uma causa importante e a prefeitura não poderia ficar de fora”, revelou.
A caminhada foi marcada pela alegria contagiante dos participantes. Na oportunidade, a gestora do Executivo recebeu o carinho dos participantes, que esbanjavam felicidade.

O evento contou ainda com a participação de famílias e autoridades como: os secretários de Educação (Semed),Tamires Andrade; de Mobilidade Urbana (Semob), Nilton Sapucaia; de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), Diana de Souza; e da Saúde (Sesa), Elba Brito; além do chefe de Gabinete, Jonatas Passos.
Além deles, participaram da atividade vereadores, profissionais da saúde e da educação, estudantes e a comunidade em geral. A caminhada simboliza a luta por direitos, respeito e uma sociedade mais acessível para as pessoas autistas, reforçando a diversidade.


________________________________________________________________________________________________________________
Autismo Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Carnaval Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Entorpecentes Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São Paulo trânsito Uruguai