Anuncio

Publicidade

Planetário de Salvador estará aberto a visitação em abril

Visitantes poderão ver através de potentes telescópios, desde as crateras da Lua até os anéis de Saturno, Júpiter e suas luas

Imagem aérea do Planetário da Ufba (Foto: divulgação)

Redação Mais – O primeiro planetário de Salvador, que irá funcionar na Universidade Federal da Bahia (Ufba), estará aberto ao público a partir da terça-feira (2). Projetores digitais de última geração transformam uma cúpula de 11 metros de diâmetro e 180 m² de área em uma grande tela de cinema, que reproduz o céu e permite observar as milhares de estrelas, planetas, constelações, nebulosas e galáxias do universo.

No espaço, também estarão disponíveis potentes telescópios para observação direta, em espaço aberto, com capacidade de visualizar desde as crateras da Lua até os anéis de Saturno, Júpiter e suas luas.

O agendamento da visita será feito em breve pela Sympla ou por meio do site do planetário (planetario.ufba.br). Inicialmente, serão duas sessões de 40 a 50 minutos, mas a expectativa é de que o planetário funcione todos os dias, das 8h às 20h.

Quando estiver a pleno vapor, o planetário reservará 10 sessões semanais gratuitas para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, e 7 sessões semanais para o público interno da Ufba. As sessões abertas para o público em geral serão comercializadas, com receita revertida para a manutenção do próprio planetário.

A estrutura do planetário, da construção aos equipamentos, foi doada à Ufba por um ex-aluno, Francisco Lacerda Brito, graduado na Faculdade de Direito, astrônomo amador e fundador do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB).

A gestão do novo equipamento se dará por meio de parceria estabelecida entre a Ufba, o IABCB e a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia. O terreno para a construção do Planetário, situado ao lado da portaria principal do campus de Ondina, na Avenida Milton Santos, foi disponibilizado pela Ufba para a implementação do projeto.

Diretamente vinculado ao Planetário, o Instituto de Física promoverá no local o curso de Introdução à Astronomia. Já a Faculdade de Comunicação solicitou o espaço para atividades de disciplinas do curso de cinema. Há ainda outras possibilidades de usos por unidades de ensino, a exemplo da Faculdade de Medicina, que poderá promover a transmissão ao vivo de cirurgias, utilizando os recursos avançados de conexão e alta definição das imagens.

Autismo Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval 2024 CBF Chuvas Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Entorpecentes Estupro Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Israel Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Mulheres Música NAC Bahia Nordeste PCD PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São Paulo Ufba Uruguai

Anuncio

Publicidade