Rubro-Negro empata com tricolor na Fonte Nova e sagra-se 30º Campeão Baiano em 2024
Por Wagner Ferreira – O título conquistado pelo Esporte Clube Vitória, na Fonte Nova, na tarde deste domingo (7) serviu, também, para lembrar que talento não se compra, mas é inato. Boa parte da imprensa esportiva da Bahia e até do Brasil tecia comentários elogiosos ao elenco montado pelo tricolor sob o patrocínio do Grupo City e seus “petrodólares”.
Somente na primeira janela de transferências, o Esquadrão investiu, aproximadamente, R$ 50 milhões, já o Rubro-Negro menos de 1/6 desse valor, cerca de R$ 7,5 milhões. A colossal diferença de investimento entre os dois clubes também era visível dentro de campo, do ponto de vista tático e físico. Nos dois últimos Ba-Vis e até no primeiro do ano, mesmo com a derrota após a desastrosa expulsão de Mateus Gonçalves, o desacreditado Léo Condé deu aula de estratégia ao também competente Rogério Ceni. Talvez o peso das moedas nos bolsos dos jogadores estivessem atrapalhando seus rendimentos dentro das quatro linhas.
Com o empate de hoje, o Vitória encerra um jejum de sete anos sem conquistar o Campeonato Baiano. Mas tudo começou uma semana atrás, depois de uma virada sensacional no Barradão. Faltava apenas um minuto para acabar o jogo, que o Vitória perdia por 2 a 0. E foi com essa energia de renascimento das cinzas, tal qual foi nos últimos dos acessos: da séria C para B e em seguida para a A, que o time entrou em campo com a faca entre os dentes para empatar em 1 a 1 diante do seu todo poderoso rival.
O zagueiro Wagner Leonardo abriu o certame para o Leão, Everton Ribeiro empatou ao final do primeiro tempo e deu esperança aos quase 50 mil tricolores que lotavam a Fonte Nova.
Agora, o próximo e mais importante compromisso do Vitória é a preparação para a sua estreia na Série A do Brasileiro, quando no domingo (14), encara o Palmeiras, às 18h30, no Barradão.
Já o Bahia, volta a jogar quarta-feira (10), às 21h30, em partida única, válida pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O adversário é o Náutico Capibaribe, mais uma vez na Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1×1 Vitória
Campeonato Baiano – Final (jogo de volta)
Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 07/04/2024 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Elicarlos Franco de Oliveira
VAR: Daniel Nobre Bins
Cartões amarelos: Jean Lucas, Gilberto (Bahia) / Matheusinho, Dudu, Wagner Leonardo, Mateus Gonçalves (Vitória)
Cartão vermelho: Rezende (Bahia)
Gols: Everton Ribeiro (Bahia) / Wagner Leonardo (Vitória)
Bahia: Marcos Felipe; Arias (Gilberto), Cuesta, Kanu e Rezende; Caio Alexandre (Ademir), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Estupiñán) e Cauly; Biel (Luciano Juba) e Thaciano. Técnico: Rogério Ceni.
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Wagner Leonardo, Camutanga e PK (Lucas Esteves); Rodrigo Andrade (Caio Vinícius), Willian Oliveira e Dudu (Iury Castilho); Matheuzinho, Osvaldo (Mateus Gonçalves) e Alerrandro (Zé Hugo). Técnico: Léo Condé.
Autismo Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval 2024 CBF Chuvas Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Entorpecentes Estupro Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Israel Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Mulheres Música NAC Bahia Nordeste PCD PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São Paulo Ufba Uruguai