Anuncio

Publicidade

Mais segurança e menos pirotecnia

Governo da Bahia deflagra Operação Hórus na tentativa de frear o avanço das facções criminosas em Salvador e região metropolitana

Por Wagner Ferreira Já virou rotina o soteropolitano dormir e acordar ao som de tiros em Salvador, que nos últimos anos tem sofrido com o avanço das facções criminosas nos bairros periféricos da capital baiana. Apenas em dois dias, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve o registro de 16 mortes violentas em quatro dos 13 municípios que fazem parte da RMS.

Dados do Instituto Fogo Cruzado, responsável por produzir dados sobre a violência armada no Brasil, apontam que 15 desses óbitos aconteceram em apenas 24 horas. Ainda de acordo com a entidade, nesse período, foram nove tiroteios e três chacinas, uma delas causada por ação policial. Esse é o recorde de mortes registrado pela entidade em um único dia, desde 2016.

Na tentativa de apresentar uma reposta à sociedade, cada vez mais acuada pelos bandidos, o Governo da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (22) a operação Hórus, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Cerca de 120 policiais, 60 viaturas e um helicóptero foram apresentados à cativa imprensa. Após o show, com direito a convocação dos policiais via megafone e saída das viaturas em comboio, espera-se que os índices de criminalidade sejam reduzidos e a apresentação, que não contou com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), tenha valido à pena.

Este vídeo é da madrugada do dia 16 de outubro, no bairro Jardim Santo Inácio. Ele mostra uma intensa troca de tiro entre facções criminosas por domínio de território. Mas também mostra a falência do Estado, que não consegue fazer frente a episódios semelhantes.

Autismo Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval 2024 CBF Chuvas Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Entorpecentes Estupro Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Israel Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Mulheres Música NAC Bahia Nordeste PCD PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São Paulo Ufba Uruguai

Anuncio

Publicidade