Anuncio

Publicidade

Presidente do Chile é denunciado por assédio sexual

Caso teria acontecido há 10 anos; defesa de Gabriel Boric nega acusação e afirma que ele foi vítima de “assédio sistemático” pela denunciante

(Foto: reprodução)

Redação Mais – O presidente do Chile, Gabriel Boric, é alvo de uma denúncia de suposto assédio sexual. O caso é investigado desde setembro pelo Ministério Público do país e foi confirmado na noite de segunda-feira (25) pelo advogado do mandatário, Jonatan Valenzuela, que classificou as acusações como “sem qualquer fundamento”.

De acordo com a rádio chilena BioBio, a denúncia foi apresentada por uma mulher maior de idade, que alega que os fatos teriam ocorrido há mais de uma década, durante o período em que Boric era estudante de direito e estagiava em Punta Arenas. A vítima acusa o presidente de divulgação de imagens privadas e assédio sexual.

Em nota, Valenzuela informou que, na verdade, Boric quem foi vítima de “assédio sistemático” entre julho de 2013 e julho de 2014. Segundo o comunicado, a mulher que acusa o presidente teria enviado 25 e-mails a ele, de diferentes endereços, incluindo “com imagens de natureza explícita, não solicitadas e não consentidas”.

“Dez anos depois, em 6 de setembro de 2024, a mesma pessoa apresentou uma denúncia contra Boric sem fundamento algum”, completa o comunicado, que também afirma que desde julho de 2014, não houve nenhum tipo de comunicação entre a mulher e o agora presidente. “Meu representado jamais teve relação afetiva ou de amizade com ela, e não há contato desde então”, continua.

A denúncia foi apresentada ao Ministério Público de Magallanes, região no sul do país onde o caso teria acontecido, e é investigada desde então.

Segundo o jornal La Tercera, Boric já havia informado o seu comitê político sobre os acontecimentos, mas decidiu tornar o caso público, “pois a situação estava começando a ganhar repercussão”.

A denúncia acontece no momento em que seu governo enfrenta outro escândalo por acusações de abuso sexual. Manuel Monsalve, ex-subsecretário do Interior de Boric, está em prisão preventiva há uma semana acusado de estupro.

Autismo Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval 2024 CBF Chuvas Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Entorpecentes Estupro Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Israel Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Mulheres Música NAC Bahia Nordeste PCD PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São Paulo Uruguai

Anuncio

Publicidade