Espaço foi inaugurado pelo governador Jerônimo Rodrigues e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho

Redação Mais – A capital baiana ganhou, na quinta-feira (10), uma nova unidade do Sine-Bahia: a Casa do Trabalhador. Localizado no Terminal de Integração do Metrô Pituaçu, o espaço foi inaugurado pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na presença do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, com a proposta de ampliar e modernizar os serviços voltados à inserção no mercado de trabalho e ao empreendedorismo.
Fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a nova unidade passa a ser a sede central do Sine-Bahia. O local conta com estrutura reformulada e atendimento mais ágil.

Durante a inauguração, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que a Casa do Trabalhador é um instrumento de aproximação entre a população e as oportunidades disponíveis. “A nova unidade vai além da intermediação de mão de obra, reunindo serviços que facilitam a entrada no mercado formal e estimulam o empreendedorismo. Estamos garantindo acesso à qualificação, crédito e apoio técnico para quem quer empreender”, afirmou.

O ministro Luiz Marinho, também ressaltou a importância da iniciativa, especialmente no incentivo à formação profissional. “A Casa do Trabalhador fortalece a conexão entre trabalhadores e oportunidades, com ferramentas como a Escola do Trabalhador 4.0, que oferece cursos gratuitos em áreas como tecnologia e produtividade”, disse.

“A Casa do Trabalhador tem como foco ampliar o acesso da classe trabalhadora a um conjunto de serviços integrados”, explicou o secretário Augusto Vasconcelos. Além da tradicional intermediação de mão de obra e da qualificação com os cursos da Escola do Trabalhador 4.0, o espaço oferece autoatendimento para consulta de vagas, orientação com psicólogas e assistentes sociais, acesso ao seguro-desemprego, capacitação com certificação, cursos online e ações do programa Bahia MEI. O espaço também integra o programa CrediBahia, com oferta de microcrédito para pequenos negócios.

Com a nova sede, o Sine-Bahia reforça sua presença no estado, que já conta com 123 unidades distribuídas em mais de 103 municípios, além das ações itinerantes do Sine Móvel e da emissão de documentos gratuitos. A proposta é reunir, em um só lugar, atendimento, qualificação e apoio técnico, ampliando o acesso da população às políticas públicas de trabalho e renda.
________________________________________________________________________________________________________________
Autismo Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Carnaval Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Entorpecentes Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São Paulo trânsito Uruguai